O maior empreendimento para a produção de água reciclada para uso industrial na América Latina e o quinto maior do planeta, o Aquapolo Ambiental, resultado de parceria entre a GS Inima Industrial e a Sabesp, comemorou 10 anos de atividade. Na abertura do evento, no dia 1° de dezembro, Pedro Maranhão, Secretário Nacional do Saneamento, pontuou que a água de reúso é vista nos dias atuais como uma solução inovadora para enfrentar a escassez hídrica. “Imagine então o valor do Aquapolo que já recicla água há 10 anos para atender a indústria. Essa planta deveria ter um efeito multiplicador para que muitas outros projetos como esse fossem implantados no país”, disse.

Marta Verde, CEO da GS Inima Environment, disse que o grupo vai continuar investindo e apoiando o desenvolvimento do Brasil: “O Aquapolo é o exemplo do que mais podemos fazer no país e uma referência mundial na produção da água de reúso”.

Paulo Roberto Oliveira, CEO da GS Inima Brasil, lembrou que o Aquapolo é um projeto com alto impacto socioambiental, que acaba de completar a produção de 100 milhões de mde água reciclada para a indústria: “Esse volume seria suficiente para abastecer um município de até 50 mil habitantes por 45 anos. E olha que o Brasil tem hoje quase 4900 cidades desse porte.”

O presidente do Aquapolo, Márcio da Silva José (foto), disse que o propósito da empresa é “transformar e inspirar a sociedade por meio da reciclagem de água para perpetuar a vida”. E anunciou a meta de neutralizar 62% das emissões de carbono até 2025 e tornar carbono zero até 2030. “Nosso compromisso é zerar a pegada hídrica de uso direto até 2025, ou seja, utilizar na operação apenas água de reúso e não mais dos mananciais,” informou Márcio José.

A planta tem capacidade para fornecer até 1000 litros/segundo de água reciclada para o Polo Petroquímico da Região do ABC Paulista, a partir de tratamento de esgotos domésticos da Estação de Tratamento de Esgoto do ABC, da Sabesp, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes.

O Aquapolo Ambiental entrou em operação em novembro de 2012 contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e para a sustentabilidade, uma vez que a água utilizada pelas indústrias deixa de ser retirada dos mananciais que servem para atender o consumo humano.

Este ano, o Aquapolo Ambiental foi reconhecido como empresa de utilidade de água inteligente para o clima (Climate Smart Water Utility) pela Associação Internacional da Água (IWA, na sigla em inglês), instituição com membros em 140 países e que é referência internacional para o setor de água e saneamento. A premiação reconheceu 42 empresas de 30 países e considerou o Aquapolo Ambiental uma das 13 companhias mais inspiradoras do ano.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024