A Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento firmou parceria com a Neoenergia Pernambuco para a implantação do primeiro sistema solar flutuante no espelho d’água do Açude de Xaréu, em Fernando de Noronha. Com potência instalada de 630 kWp, o sistema terá capacidade de gerar 1238 MWh, ocupando uma área de 6 mil metros quadrados. Atualmente, mais de 80% da energia na ilha é produzida por geradores a diesel. A concessionária é responsável por cerca de 14% do consumo de energia no local.

O sistema fotovoltaico será mantido pela Compesa, que opera a distribuição de água e a rede de esgoto em toda a ilha. Quando instalado, terá capacidade de fornecer cerca de 56% da energia demandada pelas unidades da companhia, garantindo assim o uso de energia limpa, com fontes ambientalmente menos impactantes do que o diesel atualmente utilizado. “Esta ação se soma a diversas outras em andamento com foco em geração de energia limpa e sustentável, em alinhamento com os nossos princípios de ESG. Não poderíamos deixar Fernando de Noronha de fora”, ressalta a presidente da Compesa, Manuela Marinho (foto).

O equipamento será fornecido e instalado através do PEE - Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel, e receberá investimentos da ordem de R$ 10 milhões.

Manuela Marinho também destacou o abastecimento diário em toda a ilha de Fernando de Noronha, que agora não tem mais nenhum tipo de rodízio, com a finalização do pacote de obras executado para garantir água todos os dias a ilhéus e turistas.

Além da ampliação da capacidade produtiva do dessalinizador, a Compesa atuou na modernização da Estação Elevatória da Vacaria e construção de outra unidade na praia do Boldró, onde a companhia capta água do mar para tratamento. “O governador Paulo Câmara inaugurou o novo sistema de dessalinização, que ganhou dois novos módulos, garantindo o acréscimo de 70% da oferta de água que saiu de uma produção de 56 para 95 m3/h”, destacou.

Também foi construída uma adutora para bombear água da estação elevatória do Pico e implantados novos conjuntos de bombas, mais potentes, nas unidades operacionais. Para melhorar o transporte da água, a Compesa trabalhou na modernização da rede de distribuição de Fernando de Noronha, substituindo antigas e implantando novas tubulações, a exemplo dos serviços executados em Floresta Velha e Vila do Trinta, totalizando 4 km de rede.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024