Um acordo de cooperação entre Brasil e Argentina vai contribuir com o setor de saneamento básico dos dois países nos próximos meses. Durante a 6ª Conferência Latinoamericana de Saneamento (LatinoSan), realizada entre os dias 12 e 13 de outubro, em Cochabamba, na Bolívia, o MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional formalizou a parceria com Ministério de Obras Públicas da Argentina.

O documento, assinado pelo secretário nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão, e pelo subsecretário de Planejamento e Gestão Operativa de Projetos Hídricos da Secretaria de Infraestrutura e Política Hídrica da Argentina, Fernando Zarate, prevê, inicialmente, visitas técnicas para o levantamento de boas práticas no setor.

Segundo Maranhão, o país vizinho se interessou na forma como são implementadas políticas públicas de água e esgoto nas comunidades em situação de vulnerabilidade, além da inovação na regionalização dos serviços de saneamento, implementada pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

“A primeira visita dos argentinos está prevista para novembro, em comunidades do Rio de Janeiro. Eles estão muito interessados na forma como estamos conduzindo o Novo Marco Regulatório do Saneamento com as populações vulneráveis, além da questão da regionalização do menor ao maior município. Posteriormente, iremos a Buenos Aires para entender a operacionalização de água e esgoto na Argentina”, detalhou.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024