A Zona Oeste Mais Saneamento recebeu, na ETE – Estação de Tratamento de Efluentes de Bangu, RJ, uma comitiva da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, liderada pelos diretores da agência Filipe Sampaio e Maurício Abijaodi. No encontro, foi realizada uma visita guiada para apresentar a estrutura de funcionamento da ETE, comandada por Nelson Gomes, diretor de operações, e Ciro Rolim, gerente de operações.

A ETE Bangu, com capacidade de tratamento de até 500 L/s, foi construída e inaugurada em junho deste ano pela Zona Oeste Mais Saneamento. O sistema pode tratar o esgoto de cerca de 300 mil moradores dos bairros de Bangu, Gericinó, Jabour e parte de Senador Camará. Desde o início da operação, 28 milhões de litros de esgoto deixaram de ser jogados, por dia, na Baía de Guanabara.

A Zona Oeste Mais Saneamento é a concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de 24 bairros da zona oeste do Rio de Janeiro. Desde 2012, em dez anos de operação, a companhia elevou de 5% para 56% o número de moradores com coleta e tratamento na região.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026