A empresa israelense Atlantium Technologies está trazendo para o Brasil a tecnologia HOD - Hydro-Optic UV, uma solução para desinfecção de água por radiação ultravioleta (UV).

“A HOD reúne princípios hidráulicos e de fibra óptica para desinfecção por luz UV de média pressão, atingindo níveis de inativação microbiológica incomparáveis em relação aos sistemas UV convencionais”, disse Paulo Carvalho (à esquerda na foto), gerente regional de vendas para da Atlantium no Brasil, durante a Fenasan, feira de saneamento e meio ambiente realizada em São Paulo de 13 a 15 de setembro.

Há cerca de duas décadas, as soluções HOD UV da Atlantium têm sido adotadas em diversos países, em mercados como aquacultura, biofarmacêutica, indústrias, hidrelétricas, municipal, energia e água de lastro de navios. “No Brasil, temos fornecido para indústrias de alimentos e bebidas. E agora queremos reforçar presença no mercado de saneamento”, afirmou o gerente.

De acordo com o Shimon Constante (à direita na foto), vice-presidente de parcerias estratégicas, a tecnologia HOD UV da Atlantium é baseada em lâmpadas de média pressão, que são mais curtas e mais potentes do que as de baixa pressão. Em geral, a taxa de conversão de eletricidade em luz UV das lâmpadas de média pressão é de cerca de um terço das lâmpadas de baixa pressão e, por isso, muitos sistemas UV convencionais que usam lâmpadas de média pressão são menos eficientes em termos energéticos do que a maioria dos convencionais sistemas UV de baixa pressão. “Mas o sistema HOD UV é projetado com um mecanismo de amplificação óptica que recicla fótons UV dentro de uma câmara de desinfecção de quartzo, tornando-os mais eficientes”, disse. A configuração ajuda a capturar os raios da luz UV e os força a saltar repetidamente dentro da câmara em um fenômeno conhecido como TIR - reflexão interna total. O longo caminho do raio dentro da câmara, combinado com um fluxo de água projetado de forma otimizada em um padrão definido e controlado, cria uma distribuição uniforme de UV necessária para atingir a inativação de agentes patológicos em toda a água que passa pela câmara. Dessa forma, o sistema atinge altos níveis de inativação de microrganismos com elevada eficiência energética.

Segundo Carvalho, a Atlantium inova também ao trazer a solução de desinfecção de efluentes sanitários sem o uso de químicos, por meio de lâmpadas de baixa pressão e alta intensidade. O sistema de canal aberto possui orientação vertical das lâmpadas que permite um aproveitamento maior da radiação ultravioleta, além de contar com sistema de sensoriamento de transmitância em tempo real, possibilitando que o sistema ajuste a potência das lâmpadas em tempo real e, dessa forma, garante a dose mínima de projeto mesmo sob condições de variação de qualidade e vazão dentro do canal.

A WaterHub Brasil, parceiro local para saneamento da Atlantium, de São Paulo, fornece a consultoria e suporte técnico para o desenvolvimento dos projetos.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024