Encomendado pela GS Inima Samar, concessionária de água e esgoto de Araçatuba, SP, e realizado pela Brava Engenharia e IDS - Instituto Democracia e Sustentabilidade, o estudo hídrico mostra que no território de mais de 50 mil hectares em que está inserida a sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Baguaçu, compreendida pelos municípios de Araçatuba, Bilac, Birigui e Coroados, resta apenas 4% da vegetação nativa. E 75% das áreas de proteção ambiental (APPs) onde corre o Ribeirão Baguaçu e afluentes estão degradadas. As mudanças climáticas também contribuem para a piorar a situação. Em 2020, o volume de chuvas na região diminuiu 28% comparada à média histórica desde 1984.

Para recuperar as áreas degradadas da microbacia, uma das providências é recompor a vegetação: é preciso o plantio de 3,9 milhões de árvores, sendo que 175 mil de mudas devem ser plantadas no entorno do principal curso de água.  “Essa contribuição marca o início do processo de recuperação do Baguaçu que só será bem sucedida se engajar o poder municipal, as empresas, entidades e sociedade dos municípios que se servem das águas”, explicou Eduardo Caldeira (foto), diretor-técnico da GS Inima Samar, que anunciou o plantio de 10 mil mudas de árvores ao longo de dois anos em evento realizado no dia 6 de outubro com prefeitos da região, sindicato dos produtores rurais, órgãos de regulação e fiscalização, entidades e autoridades municipais.

Entre as recomendações do estudo “Segurança Hídrica no Ribeirão Baguaçu em Araçatuba” estão identificar áreas prioritárias, fazer planejamento de paisagem para recuperar o manancial, organizar estratégia de comunicação para mobilizar a sociedade e abrir um debate com os entes envolvidos.

Todos se mostraram preocupados com os resultados do estudo e concordaram com a necessidade da uma articulação ampla para não colocar em risco o abastecimento urbano, as atividades do agronegócio e da indústria. Ao final do evento, os prefeitos de Araçatuba, Dilador Borges; de Birigui, Leandro Maffeis; e de Bilac, Vitor Botini, assinaram um termo de compromisso de cooperação para preservar a região para as futuras gerações.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024