Encomendado pela GS Inima Samar, concessionária de água e esgoto de Araçatuba, SP, e realizado pela Brava Engenharia e IDS - Instituto Democracia e Sustentabilidade, o estudo hídrico mostra que no território de mais de 50 mil hectares em que está inserida a sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Baguaçu, compreendida pelos municípios de Araçatuba, Bilac, Birigui e Coroados, resta apenas 4% da vegetação nativa. E 75% das áreas de proteção ambiental (APPs) onde corre o Ribeirão Baguaçu e afluentes estão degradadas. As mudanças climáticas também contribuem para a piorar a situação. Em 2020, o volume de chuvas na região diminuiu 28% comparada à média histórica desde 1984.

Para recuperar as áreas degradadas da microbacia, uma das providências é recompor a vegetação: é preciso o plantio de 3,9 milhões de árvores, sendo que 175 mil de mudas devem ser plantadas no entorno do principal curso de água.  “Essa contribuição marca o início do processo de recuperação do Baguaçu que só será bem sucedida se engajar o poder municipal, as empresas, entidades e sociedade dos municípios que se servem das águas”, explicou Eduardo Caldeira (foto), diretor-técnico da GS Inima Samar, que anunciou o plantio de 10 mil mudas de árvores ao longo de dois anos em evento realizado no dia 6 de outubro com prefeitos da região, sindicato dos produtores rurais, órgãos de regulação e fiscalização, entidades e autoridades municipais.

Entre as recomendações do estudo “Segurança Hídrica no Ribeirão Baguaçu em Araçatuba” estão identificar áreas prioritárias, fazer planejamento de paisagem para recuperar o manancial, organizar estratégia de comunicação para mobilizar a sociedade e abrir um debate com os entes envolvidos.

Todos se mostraram preocupados com os resultados do estudo e concordaram com a necessidade da uma articulação ampla para não colocar em risco o abastecimento urbano, as atividades do agronegócio e da indústria. Ao final do evento, os prefeitos de Araçatuba, Dilador Borges; de Birigui, Leandro Maffeis; e de Bilac, Vitor Botini, assinaram um termo de compromisso de cooperação para preservar a região para as futuras gerações.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025