A Termomecanica, empresa especializada na transformação de cobre e suas ligas, completa, neste mês de outubro, 80 anos. Nos últimos cinco anos, os principais investimentos ocorreram nas fábricas de São Bernardo do Campo, SP, na instalação de uma nova unidade industrial em Manaus, AM, e nos centros de distribuição de Joinville, SC, e na Carolina do Norte, EUA. Em 2021, a empresa cresceu 15% em comparação a 2020. Referente ao número de exportações, houve um aumento de 46% em relação ao ano passado. Ao todo, nos últimos três anos, a empresa registrou a venda de mais de 10 mil itens distintos para aproximadamente 2 mil clientes.

“Historicamente, fomos responsáveis pela criação, melhorias e inovações em diversas máquinas e equipamentos, como por exemplo a prensa de 7 mil toneladas, uma das maiores e mais potentes do mundo até hoje. A sua elevada capacidade e versatilidade nos permitem oferecer mais de 100 ligas diferentes, dentre elas uma vasta gama de novas ligas aeroespaciais”, ressalta o Diretor Geral da Termomecanica, Luiz Henrique Caveagna.

Segundo Caveagna, a Termomecanica sempre foi visionária dentro do cenário industrial brasileiro, traços herdados de Salvador Arena, fundador da companhia, cuja continuidade é garantida pelo Conselho de Administração. Desde os primeiros anos, a companhia trouxe ao mercado produtos que transformaram a área metalúrgica com uma maneira diferente de lidar com o cobre e suas ligas. “Dentre elas, a escolha de nosso fundador pelos fornos de fundição a indução se mostra acertada até os dias de hoje, e dentro da filosofia da organização, são altamente versáteis, e abriram caminho para uma série de desenvolvimentos tecnológicos em ferramentais, metodologias de processo e viabilidade para a concepção e produção em alta escala, com ganhos de competitividade. Essas ações combinadas culminaram com o lançamento do bronze TM23, o qual possui importantes aplicações nos mais diversos segmentos.

A companhia também aposta no setor de alumínio e no mercado internacional. Em 2021, foram inaugurados o Centro de Distribuição da Carolina do Norte (EUA) e uma nova fábrica focada na produção de vergalhões de alumínio, que demandaram investimentos de aproximadamente US$ 30 milhões. “Ao longo desses 80 anos, conquistamos um espaço de destaque na indústria brasileira, sobretudo com insumos de cobre. Com as recentes inaugurações pretendemos seguir fornecendo matéria-prima de excelência no meio industrial brasileiro e internacional, agora, com o objetivo de expandir ainda mais a cadeia de alumínio”, explica Caveagna.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024