A CSA - Concessionária de Saneamento do Amapá iniciou seu plano de investimentos com a recuperação da ETAM - Estação de Tratamento de Água de Macapá, responsável por 70% do abastecimento da capital. Formada pelas empresas Equatorial Participações e Investimentos III S.A. e SAM Ambiental e Engenharia, a CSA iniciou operação em 2022. O contrato de concessão de serviços prevê a melhoria do saneamento básico para cerca de 750 mil cidadãos residentes nas áreas urbanas dos 16 municípios do Amapá.

Para a reforma da unidade ETAM serão destinados cerca de R$ 20 milhões. A estimativa é que até dezembro de 2022 seja entregue a primeira etapa da obra. Neste primeiro momento, as obras são intensificadas na reforma da estrutura que garante a qualidade da água distribuída e diminui o nível de perdas de água tratada que ocorre dentro da estação.

A Petronova foi contratada e iniciou a reforma de 16 filtros instalados nos três módulos de tratamento. Também estão sendo reformados os decantadores – estruturas responsáveis por aumentar a eficiência na sedimentação dos sólidos e na remoção de impurezas. 

Os serviços de engenharia são voltados para reforma e modernização completa, incluindo a recuperação do muro e das calçadas do passeio público no entorno.

“A ETAM é uma das unidades mais importantes de toda a rede de abastecimento de Macapá. Ela distribui água para 70% da capital e precisava de investimentos para modernização e garantia de segurança operacional”, diz Iran Correia, Gerente de Obras da CSA.

A reforma da ETAM tem mobilizado diversas equipes em frentes de trabalho diárias.  As primeiras intervenções são realizadas dentro das principais estruturas de tratamento do sistema. O processo é uma intervenção necessária. “As obras aumentarão a performance de operacionalização e a qualidade da água que chega na residência da população. Recebemos a ETAM com necessidades urgentes de reformas e essas intervenções, mesmo que causem alguma intermitência no abastecimento, são importantes para a chegada do novo momento no saneamento do Amapá”, afirmou.  

Além da reforma da ETAM, a concessionária do Amapá também iniciou as obras de revitalização na Estação de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas. Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, o projeto prevê a estrutura da passarela, ampliação e reforma da casa de bombas da elevatória de água bruta, recuperação de toda a iluminação e aquisição de novos painéis elétricos e transformadores.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025