A CSA - Concessionária de Saneamento do Amapá iniciou seu plano de investimentos com a recuperação da ETAM - Estação de Tratamento de Água de Macapá, responsável por 70% do abastecimento da capital. Formada pelas empresas Equatorial Participações e Investimentos III S.A. e SAM Ambiental e Engenharia, a CSA iniciou operação em 2022. O contrato de concessão de serviços prevê a melhoria do saneamento básico para cerca de 750 mil cidadãos residentes nas áreas urbanas dos 16 municípios do Amapá.

Para a reforma da unidade ETAM serão destinados cerca de R$ 20 milhões. A estimativa é que até dezembro de 2022 seja entregue a primeira etapa da obra. Neste primeiro momento, as obras são intensificadas na reforma da estrutura que garante a qualidade da água distribuída e diminui o nível de perdas de água tratada que ocorre dentro da estação.

A Petronova foi contratada e iniciou a reforma de 16 filtros instalados nos três módulos de tratamento. Também estão sendo reformados os decantadores – estruturas responsáveis por aumentar a eficiência na sedimentação dos sólidos e na remoção de impurezas. 

Os serviços de engenharia são voltados para reforma e modernização completa, incluindo a recuperação do muro e das calçadas do passeio público no entorno.

“A ETAM é uma das unidades mais importantes de toda a rede de abastecimento de Macapá. Ela distribui água para 70% da capital e precisava de investimentos para modernização e garantia de segurança operacional”, diz Iran Correia, Gerente de Obras da CSA.

A reforma da ETAM tem mobilizado diversas equipes em frentes de trabalho diárias.  As primeiras intervenções são realizadas dentro das principais estruturas de tratamento do sistema. O processo é uma intervenção necessária. “As obras aumentarão a performance de operacionalização e a qualidade da água que chega na residência da população. Recebemos a ETAM com necessidades urgentes de reformas e essas intervenções, mesmo que causem alguma intermitência no abastecimento, são importantes para a chegada do novo momento no saneamento do Amapá”, afirmou.  

Além da reforma da ETAM, a concessionária do Amapá também iniciou as obras de revitalização na Estação de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas. Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, o projeto prevê a estrutura da passarela, ampliação e reforma da casa de bombas da elevatória de água bruta, recuperação de toda a iluminação e aquisição de novos painéis elétricos e transformadores.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024