O bombeamento de fluidos com grande quantidade de sólidos em suspensão, densos, abrasivos ou viscosos é um desafio para as estações de tratamento de esgoto e lodo, que tendem a receber maiores vazões com a universalização do setor. A Multisteeel, fabricante nacional de bombas centrífugas com planta em Cordeirópolis, SP, há 44 anos no mercado, oferece uma linha completa de equipamentos capazes de atender essas aplicações.

Entre os destaques estão as bombas verticais, fornecidas com vazão de 5 a 1500 m3/h e até 3 m de comprimento de eixo. Compactas, robustas e fáceis de instalar, as bombas verticais ficam sempre afogadas, ou seja, a pressão de sucção é sempre maior que a pressão atmosférica, evitando transtornos. O rotor é 100% recuado tipo vórtex é próprio para bombeamento de líquidos em grandes quantidades de sólidos em suspensão. Apenas uma parte do fluxo passa pelo rotor, reduzindo o desgaste e permitindo a passagem de sólidos de dimensões próximas ao do bocal de saída. Há ainda opções de rotores semi-vórtex, em que o rotor entra 60% dentro da carcaça, além de rotores abertos, fechados, helicoidais ou tubulares.

A Multisteel conta com fundição própria, usinagem computadorizada e bancada para teste das bombas, rastreamento de materiais e controle de qualidade. Além de saneamento, atende empresas de diversos segmentos industriais, como papel e celulose, sucroalcooleiro, mineração e irrigação.

“Como somos fabricantes, podemos produzir as bombas em diversas configurações e  materiais sob demanda para cada projeto”, afirmou o diretor comercial Nelson Manfredini Júnior (foto), durante a Fenasan, feira de saneamento realizada em São Paulo de 13 a 15 de setembro. Diversos materiais também podem usados na produção das bombas, como CF8, CF8M, Hastelloy e titânio, além dos materiais endurecidos Ni Hard e CA40, resistentes a abrasão. “Essa versatilidade é possível devido ao projeto sem furos e roscas nas bombas. No lugar dos furos, nossa bomba é construída com rasgos nas flanges”, explicou.

Para um dos clientes, a Multisteel produziu uma bomba com tanque de escorva acoplada para recalque de efluente industrial (foto), com vazão 100 m3/h, capaz de recalcar sólidos com diâmetro de até 78 mm.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026