A Nordic Water Brasil, empresa de tecnologia sueca especializada na separação sólido-líquido, com escritório e fábrica em São Paulo desde 2013, fechou contrato com a Iguá, concessionária privada do Rio de Janeiro, para o fornecimento de 29 grades multirastelo, 13 roscas transportadoras, conjunto de painéis elétricos e sensores de nível, com capacidades das elevatórias variando entre 200 e 4400 L/s cada, que serão destinadas à modernização das 13 elevatórias. “Somadas, as vazões totalizam cerca de 16 mil L/s”, diz Gilson Cassini (foto), sócio da Nordic Water Brasil.

As grades de alta performance são fabricadas em aço inoxidável, com corte a laser e dobra CNC de alta capacidade, garantindo a precisão e rapidez de montagem. Não há soldagem estrutural ou de seus componentes, facilitando o processo de fabricação, de operação e de manutenção. Os mancais inferiores  têm rodas dentadas com buchas de bronze, de maior resistência à abrasão de areia, material comum no esgoto brasileiro, que também conta com muitos materiais fibrosos e impregnados de óleos e graxas.

“As grades de múltiplos rastelos proporcionam maior robustez, maior vida útil e menor manutenção às estações ao longo dos anos, com menores custos de operação”, diz Rafael Figueira do Curral Scrivano, responsável pela aplicação dos produtos e tecnologias da Nordic Water. Segundo ele, a definição de metas concretas de universalização e de performance dos sistemas de água e esgoto demandará soluções com tecnologias avançadas e com durabilidade a longo prazo. Com isso, os custos iniciais deixarão de ser o balizador na aquisição de equipamentos, como ocorre historicamente.

Ao contrário das grades convencionais, que possuem comumente somente um rastelo, o sistema da Nordic Water pode ter de três rastelos até o número necessário para uma elevada capacidade de remoção de sólidos, oferecendo, portanto, maior eficiência na remoção dos materiais que outros modelos de grades.

Com 20 mm de abertura e capacidade de retenção de sólidos grosseiros e médios acima de 2 cm, os equipamentos no Rio de Janeiro serão instalados entre os meses de setembro e dezembro. O contrato prevê, além das trocas das grades, a instalação de roscas transportadoras, painéis elétricos com PLC e IHM e tecnologia de automação por conta da Nordic Water Brasil. Esses equipamentos podem ser instalados com tecnologia embarcada de telemetria e monitoramento CFTV remotos, garantindo ainda mais a longevidade e redução de custos operacionais do sistema.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024