A Nordic Water Brasil, empresa de tecnologia sueca especializada na separação sólido-líquido, com escritório e fábrica em São Paulo desde 2013, fechou contrato com a Iguá, concessionária privada do Rio de Janeiro, para o fornecimento de 29 grades multirastelo, 13 roscas transportadoras, conjunto de painéis elétricos e sensores de nível, com capacidades das elevatórias variando entre 200 e 4400 L/s cada, que serão destinadas à modernização das 13 elevatórias. “Somadas, as vazões totalizam cerca de 16 mil L/s”, diz Gilson Cassini (foto), sócio da Nordic Water Brasil.

As grades de alta performance são fabricadas em aço inoxidável, com corte a laser e dobra CNC de alta capacidade, garantindo a precisão e rapidez de montagem. Não há soldagem estrutural ou de seus componentes, facilitando o processo de fabricação, de operação e de manutenção. Os mancais inferiores  têm rodas dentadas com buchas de bronze, de maior resistência à abrasão de areia, material comum no esgoto brasileiro, que também conta com muitos materiais fibrosos e impregnados de óleos e graxas.

“As grades de múltiplos rastelos proporcionam maior robustez, maior vida útil e menor manutenção às estações ao longo dos anos, com menores custos de operação”, diz Rafael Figueira do Curral Scrivano, responsável pela aplicação dos produtos e tecnologias da Nordic Water. Segundo ele, a definição de metas concretas de universalização e de performance dos sistemas de água e esgoto demandará soluções com tecnologias avançadas e com durabilidade a longo prazo. Com isso, os custos iniciais deixarão de ser o balizador na aquisição de equipamentos, como ocorre historicamente.

Ao contrário das grades convencionais, que possuem comumente somente um rastelo, o sistema da Nordic Water pode ter de três rastelos até o número necessário para uma elevada capacidade de remoção de sólidos, oferecendo, portanto, maior eficiência na remoção dos materiais que outros modelos de grades.

Com 20 mm de abertura e capacidade de retenção de sólidos grosseiros e médios acima de 2 cm, os equipamentos no Rio de Janeiro serão instalados entre os meses de setembro e dezembro. O contrato prevê, além das trocas das grades, a instalação de roscas transportadoras, painéis elétricos com PLC e IHM e tecnologia de automação por conta da Nordic Water Brasil. Esses equipamentos podem ser instalados com tecnologia embarcada de telemetria e monitoramento CFTV remotos, garantindo ainda mais a longevidade e redução de custos operacionais do sistema.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025