A Altamar Sistemas Aquáticos, empresa 100% nacional com sede em Jacareí, SP, desenvolveu um filtro de tambor rotativo capaz de remover partículas suspensas da água em grandes vazões, com baixo custo de operação e utilizando pouco espaço.

Segundo Marcelo Shein (à esquerda na foto), fundador e diretor da empresa, a inovação contou com apoio da Fapesp e pode ser aplicada em estações de tratamento e abastecimento de água e efluentes, além de sistemas de recirculação, aquários públicos e indústrias. O desenvolvimento teve início em 2018. “Temos ampliado o leque de aplicações e a capacidade para tratar vazões maiores”, diz.

Os equipamentos operam por passagem de água por gravidade, o que permite não só uma melhor eficiência para o sistema de filtragem, mas também reduz o demanda de energia com bombeamento. “Além disso, possuem um sistema de autolimpeza que opera continuamente, sem necessidade de limpeza manual por longos períodos”, afirma.

A remoção das partículas se dá pela utilização de uma microtela (de 20 a 120 micras) de aço inoxidável ou poliéster montada em uma estrutura de PEAD, poliacetal, acrílico e aço inoxidável 316, permitindo que o filtro possa operar continuamente em água doce ou marinha. O tambor é rotacionado através de engrenagens.

Os equipamentos são fornecidos em diversos tamanhos, capazes de remover sólidos entre 150 e 20 micras em vazões de 15 a 1000  m³/h. “A novidade tem sido um grande sucesso. Somente em 2022 vendemos 12 unidades, para diversas aplicações”, afirma Shein.

Fundada em 2015, a Altamar também fornece outros produtos de fabricação própria, como sistemas ultravioleta e de ozônio, além de equipamentos em parceria com outros fornecedores para tratamento de água.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025