A Altamar Sistemas Aquáticos, empresa 100% nacional com sede em Jacareí, SP, desenvolveu um filtro de tambor rotativo capaz de remover partículas suspensas da água em grandes vazões, com baixo custo de operação e utilizando pouco espaço.

Segundo Marcelo Shein (à esquerda na foto), fundador e diretor da empresa, a inovação contou com apoio da Fapesp e pode ser aplicada em estações de tratamento e abastecimento de água e efluentes, além de sistemas de recirculação, aquários públicos e indústrias. O desenvolvimento teve início em 2018. “Temos ampliado o leque de aplicações e a capacidade para tratar vazões maiores”, diz.

Os equipamentos operam por passagem de água por gravidade, o que permite não só uma melhor eficiência para o sistema de filtragem, mas também reduz o demanda de energia com bombeamento. “Além disso, possuem um sistema de autolimpeza que opera continuamente, sem necessidade de limpeza manual por longos períodos”, afirma.

A remoção das partículas se dá pela utilização de uma microtela (de 20 a 120 micras) de aço inoxidável ou poliéster montada em uma estrutura de PEAD, poliacetal, acrílico e aço inoxidável 316, permitindo que o filtro possa operar continuamente em água doce ou marinha. O tambor é rotacionado através de engrenagens.

Os equipamentos são fornecidos em diversos tamanhos, capazes de remover sólidos entre 150 e 20 micras em vazões de 15 a 1000  m³/h. “A novidade tem sido um grande sucesso. Somente em 2022 vendemos 12 unidades, para diversas aplicações”, afirma Shein.

Fundada em 2015, a Altamar também fornece outros produtos de fabricação própria, como sistemas ultravioleta e de ozônio, além de equipamentos em parceria com outros fornecedores para tratamento de água.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025