A São Carlos Ambiental, Unidade de Valoração Sustentável (UVS) do Grupo Solví – Soluções para a Vida, obteve avaliação máxima IQR - Índice de Qualidade de Resíduos, realizada pela Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. A São Carlos Ambiental é a concessionária responsável pelos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e dos serviços de saúde da cidade de São Carlos, SP, e é o quinto ano consecutivo que o aterro sanitário recebe nota máxima IQR.

Para efeitos comparativos, dentre os 654 munícipios do Estado de São Paulo, apenas 16 obtiveram essa avaliação sequencial desde 2017, o que equivale a 3% das cidades paulistas. “Quando comparado com outros aterros que recebem resíduos de apenas um município, o resultado se torna ainda mais expressivo, pois a operação é a única de São Paulo a atender apenas uma cidade a receber nota máxima de IQR por tantos anos seguidos”, pontua Fernando Cordoba, gerente de unidade.

O Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) é avaliação feita pela Cetesb para o Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares. O inventário é disponibilizado anualmente e analisa as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas. As informações são coletadas através de inspeções e são processadas a partir de um questionário padronizado, que avalia as características locacionais, estruturais e operacionais dos locais de tratamento e disposição de resíduos.


 



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026