A São Carlos Ambiental, Unidade de Valoração Sustentável (UVS) do Grupo Solví – Soluções para a Vida, obteve avaliação máxima IQR - Índice de Qualidade de Resíduos, realizada pela Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. A São Carlos Ambiental é a concessionária responsável pelos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e dos serviços de saúde da cidade de São Carlos, SP, e é o quinto ano consecutivo que o aterro sanitário recebe nota máxima IQR.

Para efeitos comparativos, dentre os 654 munícipios do Estado de São Paulo, apenas 16 obtiveram essa avaliação sequencial desde 2017, o que equivale a 3% das cidades paulistas. “Quando comparado com outros aterros que recebem resíduos de apenas um município, o resultado se torna ainda mais expressivo, pois a operação é a única de São Paulo a atender apenas uma cidade a receber nota máxima de IQR por tantos anos seguidos”, pontua Fernando Cordoba, gerente de unidade.

O Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) é avaliação feita pela Cetesb para o Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares. O inventário é disponibilizado anualmente e analisa as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas. As informações são coletadas através de inspeções e são processadas a partir de um questionário padronizado, que avalia as características locacionais, estruturais e operacionais dos locais de tratamento e disposição de resíduos.


 



Mais Notícias HYDRO



Mitsubishi Electric amplia presença no saneamento com soluções de automação e eficiência energética

Entre os destaques estão os inversores de frequência para sistemas de bombeamento de até 840 CV.

11/11/2025


Amanco Wavin e Cyrela instalam sistema AquaCell para gestão de águas pluviais em São Paulo

Tecnologia modular permite retenção, reaproveitamento e recarga do lençol freático em áreas de difícil acesso.

11/11/2025


Instituto Trata Brasil apresenta estudo sobre os fatores que afetam o consumo de água

Pesquisa traça projeções para a demanda de água nas moradias brasileiras até 2050.

11/11/2025