A São Carlos Ambiental, Unidade de Valoração Sustentável (UVS) do Grupo Solví – Soluções para a Vida, obteve avaliação máxima IQR - Índice de Qualidade de Resíduos, realizada pela Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. A São Carlos Ambiental é a concessionária responsável pelos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e dos serviços de saúde da cidade de São Carlos, SP, e é o quinto ano consecutivo que o aterro sanitário recebe nota máxima IQR.

Para efeitos comparativos, dentre os 654 munícipios do Estado de São Paulo, apenas 16 obtiveram essa avaliação sequencial desde 2017, o que equivale a 3% das cidades paulistas. “Quando comparado com outros aterros que recebem resíduos de apenas um município, o resultado se torna ainda mais expressivo, pois a operação é a única de São Paulo a atender apenas uma cidade a receber nota máxima de IQR por tantos anos seguidos”, pontua Fernando Cordoba, gerente de unidade.

O Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) é avaliação feita pela Cetesb para o Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares. O inventário é disponibilizado anualmente e analisa as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas. As informações são coletadas através de inspeções e são processadas a partir de um questionário padronizado, que avalia as características locacionais, estruturais e operacionais dos locais de tratamento e disposição de resíduos.


 



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025