A Águas Castilho, empresa do Grupo Iguá e Sabesp que atua na cidade de Castilho, SP, busca investir em ações para otimizar os serviços de água e esgoto do município. Na última semana, implantou uma novidade: a limpeza de reservatórios executada por mergulhadores.

Um dos diferenciais da técnica é que todo o trabalho acontece sem a necessidade de esvaziar os reservatórios. Com isso, a equipe evita os desperdícios e a baixa pressão na água para os moradores, mantendo a qualidade dos serviços distribuídos nos bairros. “Não gera contratempos para os clientes com paradas programadas durante a execução do serviço”, destaca o gerente operacional Matheus Felipe.

O mergulhador utiliza um sistema de aspiração para a retirada do material sedimentado acumulado no fundo. Para evitar qualquer contaminação, o profissional passa por desinfecção e higienização previamente. Depois, é equipado com um traje de mergulho impermeável, máscara, um capacete totalmente vedado e um aparelho chamado umbilical que garante a livre respiração na água.

A comunicação entre o mergulhador e o supervisor (que fica na parte externa acompanhando a manutenção) acontece através de uma câmera de vídeo para gerar imagens do procedimento. Além disso, outros equipamentos, como luminárias (devido à falta de luz dentro do reservatório), microfone e alto-falantes, são utilizados durante o processo.



Mais Notícias HYDRO



A pedido da CNI, Fundo Clima inclui reúso e dessalinização entre prioridades

Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.

23/04/2025


Dispositivo de monitoramento da Cetrel possibilita monitoramento de recursos hídricos em tempo real

Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.

23/04/2025