A IDE Technologies, empresa israelense especializada em soluções de dessalinização e tratamento de água, anunciou que irá criar, projetar e fornecer uma planta de dessalinização de osmose reversa de água do mar em Fortaleza, CE. Garantida pela Cagece - Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Ceará, e em parceria com a Marquise Infraestrutura, empresa líder do Consórcio Águas de Fortaleza, a planta será a maior usina de dessalinização do Brasil, com capacidade nominal de produção de 86.400 m3 de água potável por dia (1000 L/s), atendendo mais de 720 mil pessoas. O projeto respalda o objetivo do governo de aumentar o fornecimento de água potável na região em 12%.

“Como fornecedor mundial em tecnologia hídrica, com ampla experiência em tecnologia de dessalinização, a IDE tem orgulho de trazer nossa solução do setor ao Brasil e especificamente a Fortaleza, onde a população precisa de uma fonte de água sustentável e confiável”, disse Lihy Teuerstein, Diretora Executiva da IDE Assets.

"Estamos animados com o progresso deste projeto e ansiosos pelos benefícios que a tecnologia de dessalinização trará à região e população de Fortaleza", disse Renan Carvalho, Diretor de SPE na Marquise Infraestrutura. A IDE possui plantas de dessalinização em todo o mundo, incluindo EUA, Israel, Chile, Índia, Cingapura e Taiwan. Entre seus clientes estão municípios, empresas de petróleo e gás, mineração, refinarias e estações de energia, para quem fornece cerca de 3 milhões de m3/dia de água de alta qualidade.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026