A IDE Technologies, empresa israelense especializada em soluções de dessalinização e tratamento de água, anunciou que irá criar, projetar e fornecer uma planta de dessalinização de osmose reversa de água do mar em Fortaleza, CE. Garantida pela Cagece - Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Ceará, e em parceria com a Marquise Infraestrutura, empresa líder do Consórcio Águas de Fortaleza, a planta será a maior usina de dessalinização do Brasil, com capacidade nominal de produção de 86.400 m3 de água potável por dia (1000 L/s), atendendo mais de 720 mil pessoas. O projeto respalda o objetivo do governo de aumentar o fornecimento de água potável na região em 12%.

“Como fornecedor mundial em tecnologia hídrica, com ampla experiência em tecnologia de dessalinização, a IDE tem orgulho de trazer nossa solução do setor ao Brasil e especificamente a Fortaleza, onde a população precisa de uma fonte de água sustentável e confiável”, disse Lihy Teuerstein, Diretora Executiva da IDE Assets.

"Estamos animados com o progresso deste projeto e ansiosos pelos benefícios que a tecnologia de dessalinização trará à região e população de Fortaleza", disse Renan Carvalho, Diretor de SPE na Marquise Infraestrutura. A IDE possui plantas de dessalinização em todo o mundo, incluindo EUA, Israel, Chile, Índia, Cingapura e Taiwan. Entre seus clientes estão municípios, empresas de petróleo e gás, mineração, refinarias e estações de energia, para quem fornece cerca de 3 milhões de m3/dia de água de alta qualidade.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025