Pesquisa do Instituto Trata Brasil, em parceria com a Asfamas - Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento, com produção da GO Associados, divulgada no início do mês de junho, mostra que Goiás é o estado brasileiro que menos desperdiça água.

Conforme o estudo, o estado registra 29% de desperdício na distribuição e 152 litros perdidos por ligação. O índice sobre distribuição avalia o nível de perdas da água consumida em um sistema de abastecimento de água potável; enquanto o índice de perdas por ligação mensura o consumo de cada unidade.

Considerando o cenário nacional, Goiás é o estado que mais se aproxima do cenário realista a ser alcançado pela média nacional até 2034, de 25% de perda na distribuição. Colaborando com o resultado da pesquisa e tendo como objetivo gerar economia de recursos hídricos, o Grupo Toctao retoma o premiado projeto Conta-Gotas, no qual foi pensado o reaproveitamento da água utilizada nos canteiros de obras da empresa. A iniciativa também visa a conscientização ambiental dos colaboradores.

Nas obras, por exemplo, a água dos aparelhos de ar-condicionado é utilizada para limpeza e para regar as plantas. Há também o tratamento por decantação da água, utilizada na limpeza dos caminhões betoneira e nas vias de acesso ou controle da poeira no canteiro de obras.

Segundo a gestora ambiental e coordenadora do Sistema de Gestão Integrada da Toctao, Cinthia Martins, tais ações devem ter funcionamento contínuo. “A questão ambiental deve ser lembrada diariamente, sempre orientando nossas ações. Porém, precisamos de datas para celebrar as conquistas e relembrar os desafios que ainda precisamos encarar”, diz.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024