Em parceria com o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Grupo Tigre, por intermédio da TAE - Tigre Água e Efluentes, o ICRH - Instituto Carlos Roberto Hansen e o Instituto Iguá celebraram um acordo de cooperação técnica para implementar sistemas de coleta e tratamento de esgoto em escolas públicas da zona rural dos municípios de Itapecuru Mirim e Arari, MA. A primeira ação dessa parceria atenderá, em caráter piloto, até dez escolas rurais, beneficiadas também pela Iniciativa Água nas Escolas, realizada no âmbito do Programa Cisternas, do Governo Federal.

Em 2021, a diretoria do BNDES aprovou apoio financeiro de R$ 20 milhões para a Iniciativa Água nas Escolas, que dará acesso a água a mais de 2100 escolas do semiárido. Em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que doará outros R$ 20 milhões, a iniciativa deve contribuir para o aumento da frequência escolar e para a qualidade da alimentação das crianças, bem como colaborar para a redução da incidência de doenças e do tempo despendido na busca por água.

“Nesta ação, o BNDES se integra a uma política pública com efeito sobre educação e saúde, e ao mesmo tempo atua como articulador entre entes públicos e parceiros privados, de forma a complementar o impacto da iniciativa. Estamos abertos a parcerias com empresas para melhorar a infraestrutura de escolas públicas do semiárido”, diz Bruno Aranha, diretor de crédito produtivo e socioambiental do BNDES.

De forma coordenada com as ações da Iniciativa Água nas Escolas, o Grupo Tigre doará equipamentos, desenvolvidos pela TAE, que fazem coleta e tratamento local de efluentes baseados em tecnologia biológica aeróbia de lodos ativados. Com capacidade de tratamento de até 800 L/dia, as soluções apresentam baixo consumo energético (15 W/h/usuário), e contam com todas as etapas do processo integradas, garantindo facilidade na instalação e baixa exigência de manutenção e sem oferecer odor. “O produto garante alta eficiência no tratamento e promete ser uma solução viável para populações e áreas onde a rede de coleta não consegue chegar atualmente”, esclarece Ewerton Garcia, diretor responsável pela unidade de negócios da Tigre.

O Instituto Iguá é o responsável pela contratação da organização social que fará a instalação dos equipamentos nas escolas selecionadas, trabalhando o engajamento comunitário e a educação ambiental de alunos e professores. O parceiro técnico do Instituto será o CPDC - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, organização não governamental que há mais de 30 anos atua nas áreas de educação popular e desenvolvimento comunitário sustentável.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024