Em parceria com o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Grupo Tigre, por intermédio da TAE - Tigre Água e Efluentes, o ICRH - Instituto Carlos Roberto Hansen e o Instituto Iguá celebraram um acordo de cooperação técnica para implementar sistemas de coleta e tratamento de esgoto em escolas públicas da zona rural dos municípios de Itapecuru Mirim e Arari, MA. A primeira ação dessa parceria atenderá, em caráter piloto, até dez escolas rurais, beneficiadas também pela Iniciativa Água nas Escolas, realizada no âmbito do Programa Cisternas, do Governo Federal.

Em 2021, a diretoria do BNDES aprovou apoio financeiro de R$ 20 milhões para a Iniciativa Água nas Escolas, que dará acesso a água a mais de 2100 escolas do semiárido. Em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que doará outros R$ 20 milhões, a iniciativa deve contribuir para o aumento da frequência escolar e para a qualidade da alimentação das crianças, bem como colaborar para a redução da incidência de doenças e do tempo despendido na busca por água.

“Nesta ação, o BNDES se integra a uma política pública com efeito sobre educação e saúde, e ao mesmo tempo atua como articulador entre entes públicos e parceiros privados, de forma a complementar o impacto da iniciativa. Estamos abertos a parcerias com empresas para melhorar a infraestrutura de escolas públicas do semiárido”, diz Bruno Aranha, diretor de crédito produtivo e socioambiental do BNDES.

De forma coordenada com as ações da Iniciativa Água nas Escolas, o Grupo Tigre doará equipamentos, desenvolvidos pela TAE, que fazem coleta e tratamento local de efluentes baseados em tecnologia biológica aeróbia de lodos ativados. Com capacidade de tratamento de até 800 L/dia, as soluções apresentam baixo consumo energético (15 W/h/usuário), e contam com todas as etapas do processo integradas, garantindo facilidade na instalação e baixa exigência de manutenção e sem oferecer odor. “O produto garante alta eficiência no tratamento e promete ser uma solução viável para populações e áreas onde a rede de coleta não consegue chegar atualmente”, esclarece Ewerton Garcia, diretor responsável pela unidade de negócios da Tigre.

O Instituto Iguá é o responsável pela contratação da organização social que fará a instalação dos equipamentos nas escolas selecionadas, trabalhando o engajamento comunitário e a educação ambiental de alunos e professores. O parceiro técnico do Instituto será o CPDC - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, organização não governamental que há mais de 30 anos atua nas áreas de educação popular e desenvolvimento comunitário sustentável.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025