A Roca Brasil Cerámica, empresa especializada em revestimentos cerâmicos e porcelanatos, com as marcas Roca Cerámica e Incepa, registrou resultados positivos em ações de sustentabilidade, com economia de 8,2% do uso de água em suas unidades fabris (12,2% nas duas fábricas em Campo Largo, PR, e 2% de economia na unidade de São Mateus do Sul, PR), bem como a redução de 15,4% de emissões por m² nos processos.
A empresa também trata 100% da água utilizada em seus processos, através de Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Efluentes. Segundo Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica, a água excedente devolvida à bacia hidrográfica do rio Cambuí, na fábrica de Campo Largo, tem a garantia de uma qualidade maior do que a original captada.
A empresa também opera 100% com energia limpa. “Eliminamos o uso do coque de petróleo em nossos processos, passando agora a utilizar a biomassa, desde março de 2022”, diz Wuaden. Combustível sólido renovável, a biomassa libera 50% menos CO2 equivalente do que o coque de petróleo para gerar a energia térmica necessária para todos os processos fabris. Essas mudanças levaram a uma redução de emissões em 15,4% por m².
Além disso, os fornos nas unidades de Campo Largo (foto) operam apenas com gás natural e todo o calor é reaproveitado em outros equipamentos que utilizam combustível para geração de calor, o que resulta em uma economia de 225.000 m³ de gás natural por mês.
Mais Notícias HYDRO
Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.
03/02/2026
De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.
03/02/2026
Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.
03/02/2026