A Roca Brasil Cerámica, empresa especializada em revestimentos cerâmicos e porcelanatos, com as marcas Roca Cerámica e Incepa, registrou resultados positivos em ações de sustentabilidade, com economia de 8,2% do uso de água em suas unidades fabris (12,2% nas duas fábricas em Campo Largo, PR, e 2% de economia na unidade de São Mateus do Sul, PR), bem como a redução de 15,4% de emissões por m² nos processos.

A empresa também trata 100% da água utilizada em seus processos, através de Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Efluentes. Segundo Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica, a água excedente devolvida à bacia hidrográfica do rio Cambuí, na fábrica de Campo Largo, tem a garantia de uma qualidade maior do que a original captada.

A empresa também opera 100% com energia limpa. “Eliminamos o uso do coque de petróleo em nossos processos, passando agora a utilizar a biomassa, desde março de 2022”, diz Wuaden. Combustível sólido renovável, a biomassa libera 50% menos CO2 equivalente do que o coque de petróleo para gerar a energia térmica necessária para todos os processos fabris. Essas mudanças levaram a uma redução de emissões em 15,4% por m².

Além disso, os fornos nas unidades de Campo Largo (foto) operam apenas com gás natural e todo o calor é reaproveitado em outros equipamentos que utilizam combustível para geração de calor, o que resulta em uma economia de 225.000 m³ de gás natural por mês.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024