O Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, SP, administrado pela Aliansce Sonae Shopping Centers, que desde 2002 trata 100% dos seus efluentes, aproximadamente 500 m³/dia, adotou tecnologias com membranas de ultrafiltração e osmose reversa para aumentar ainda mais o volume de aproveitamento de água de reúso, reduzindo o consumo de água potável.

“A demanda média total de água do Parque D. Pedro Shopping é de 750 m³/dia, ou seja, atualmente 40% desse volume (300 m³/dia) é suprido por água de reúso. Essa economia é suficiente para o abastecimento contínuo de uma população de 2 mil pessoas”, afirma o superintendente Marcelo Zaffalon.

Atualmente, o Parque D. Pedro Shopping possui uma média mensal de 80% de reciclagem de seus resíduos gerados. Em abril deste ano, o empreendimento chegou a reciclar 84% dos seus materiais, poupando 1,6 mil árvores e 613,8 mil litros de água. Em busca de aumentar esse residual e chegar ao aterro zero, o shopping está desenvolvendo um projeto de destinação do lixo comum.

A medida consiste em destinar o rejeito para uma nova triagem, onde haverá uma separação dos resíduos recicláveis (papel, plástico, metal), dos orgânicos e do rejeito. Os recicláveis retornarão para a coleta seletiva, os orgânicos serão processados em compostagem para produção de adubos orgânicos e a fração de rejeito será enviada para produção de cimento, por meio do coprocessamento. “Esta é uma alternativa mais vantajosa e sustentável para a destinação final dos rejeitos em relação aos aterros sanitários”, completa o superintendente.

Zaffalon lembra que o shopping promove uma série de ações, inclusive entre os lojistas, como programa de treinamentos ambientais, destinação de todos os resíduos para empresas licenciadas e a coleta de óleo de cozinha utilizado, que é reciclado na fabricação de biodiesel. “Em 2022, já reciclamos mais 8,3 toneladas de óleo de cozinha”, afirma.

A reciclagem de bitucas de cigarro também é uma realidade no Parque D. Pedro Shopping. As bitucas de cigarro provocam sérios impactos ao meio ambiente, uma vez que possuem mais de 7 mil substâncias tóxicas. Somente em abril, o Parque D. Pedro Shopping reciclou 25 mil bitucas de cigarros, e mais de 85 mil desde novembro de 2020.

“Levando em consideração que a cada duas bitucas descartadas em nossas águas gera o correspondente à poluição causada por 1 litro de esgoto, podemos comemorar o resultado desse programa”, diz Zaffalon.

O shopping possui 127 mil m² de ABL (área bruta locável) e conta com mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lojas âncoras, megalojas e restaurantes. Foi o primeiro do Brasil a receber certificação ambiental pelas políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024