A Itaipu Binacional sediará o primeiro Simpósio Global de Soluções Sustentáveis em Água e Energia. O evento, organizado juntamente com o UNDESA - Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, será realizado de 13 a 15 de junho e tem formato híbrido (presencial e virtual).

Especialistas em água e energia de todo o mundo participarão das sessões plenárias e eventos paralelos. O objetivo do encontro é contribuir para a construção de políticas públicas que possam orientar a implementação de soluções sustentáveis em água e energia nos cenários regional e internacional.

Na ocasião, serão compartilhados casos e boas práticas que promovam diversos aspectos do desenvolvimento sustentável, como o acesso ao saneamento e energias renováveis; luta contra a pobreza; promoção da saúde; educação; segurança alimentar e crescimento econômico; bem como a luta contra as mudanças climáticas, entre outras questões relacionadas.

Entre os participantes estão Eddie Rich, diretor executivo da IHA - Associação Internacional de Energia Hidrelétrica; Ricardo Gorini, Diretor Sênior de Programas da Irena - Agência Internacional de Energia Renovável; Guillermo Koutodjian, diretor interino de Integração, Acesso e Segurança Energética da Olade - Organização Latino-Americana de Energia; e Paul Appleby, representante do WEC - Conselho Mundial de Energia, além de representantes dos governos brasileiro e paraguaio e da diretoria da Itaipu.

Os profissionais da Itaipu de ambas as margens também compartilharão suas experiências durante o evento. O primeiro dia do simpósio será realizado no Cineteatro Barrageiros, na margem brasileira da usina hidrelétrica, enquanto o segundo dia acontecerá no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), na margem paraguaia. No último dia, os participantes farão um passeio técnico por áreas da usina e suas reservas e refúgios.

O simpósio é promovido no âmbito da parceria entre a Itaipu e a Undesa, instituições que fundaram a Rede Global de Soluções Sustentáveis em Água e Energia em 2018, que reúne organizações de todo o mundo que trabalham com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (água) e 7 (energia) de forma integrada e sinérgica, a fim de contribuir para o cumprimento das diretrizes da Agenda 2030. Da mesma forma, a intenção é compartilhar boas práticas em água e energia com instituições e governos.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no link: encurtador.com.br/hnBQX.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025