As ocorrências envolvendo caminhões que transportam produtos da indústria de cloro-álcalis diminuíram mais de 80% em 2021, considerando o início da série histórica em 2005, conforme levantamento da Abiclor - Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados. O índice de acidentes a cada 10 mil viagens ficou em 0,20 no ano passado, ante 0,22 em 2020.

Há 16 anos, quando o levantamento começou a ser feito usando a metodologia, o índice era superior a 1. De lá para cá, a indústria de cloro-álcalis tem aprimorado cada vez mais seus processos de gestão desde o transporte até a entrega no destinatário, a fim de minimizar riscos no transporte de produtos químicos. As empresas associadas à Abiclor investem massivamente em conscientização e treinamento de colaboradores para garantir a segurança no transporte.

“Os produtores, distribuidores e transportadores de produtos de cloro-álcalis têm como desafio alcançar índices ainda menores de acidentes, aproximando-se cada vez mais do zero", afirma Gilberto Marronato, consultor técnico da Abiclor.

O índice de 0,22 atingido em 2020 reflete o trabalho de prevenção de acidentes desenvolvido pelas companhias nas etapas de treinamento, capacitação e conscientização dos motoristas, além de investimentos em tecnologia através de rotogramas falados e sistema de rastreamento eficiente, além de manter uma frota com idade média bem reduzida. “A segurança preventiva é fundamental no transporte dos produtos do segmento cloro-álcalis”, afirma Marronato. A coordenação da Abiclor com as empresas transportadoras é uma ação contínua.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025