A UFBA – Universidade Federal da Bahia divulgou um levantamento que mostra um aumento significativo nos casos de norovírus (NoV) em Salvador, BA. Entre o final de abril e primeira semana de maio foram analisadas 35 amostras, onde 15 testaram positivo.

Segundo Maria Helena Cursino, engenheira química e cofundadora da PWTech, startup voltada para recursos hídricos, acredita-se que o crescimento da doença esteja atrelado ao consumo de água e alimentos contaminados.

Um dos principais sintomas do NoV é a gastroenterite, que se manifesta por meio de naúsea, dor abdominal e diarreia. Apesar de comuns, é preciso estar atento aos sinais, já que alguns pacientes desenvolvem formas graves da doença caracterizada por diarreia abundante, que pode levar a óbito.

A especialista em purificação de água defende que, para prevenir o aumento da infecção por norovírus, é urgente o investimento em soluções de saneamento e água potável para a população. “Infelizmente, a situação não é exclusiva na Bahia. Mais de 35 milhões de brasileiros vivem sem acesso a esse direito universal e não seria incomum mais registros da doença no Brasil”, alerta Maria Helena.

A PWTech oferece uma tecnologia movida a energia solar capaz de filtrar quase 6 mil litros de água por dia. Com uma unidade do equipamento, é possível atender até 100 pessoas. “O sistema pesa apenas 12 kg e consegue eliminar 100% de vírus e bactérias presentes em água de rios, lagos e açudes. Inclusive, enviamos o equipamento para atender os civis afetados pela guerra na Ucrânia e para o Haiti, que no ano passo foi atingido por um terremoto”, lembra a executiva. Fundada em 2019, a startup tem como proposta levar água potável para as regiões mais remotas e carentes. “A tecnologia é de baixo custo, fácil instalação e portátil, garantindo 100% de purificação da água contaminada com turbidez até 15 UNT”, conclui.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024