A UFBA – Universidade Federal da Bahia divulgou um levantamento que mostra um aumento significativo nos casos de norovírus (NoV) em Salvador, BA. Entre o final de abril e primeira semana de maio foram analisadas 35 amostras, onde 15 testaram positivo.

Segundo Maria Helena Cursino, engenheira química e cofundadora da PWTech, startup voltada para recursos hídricos, acredita-se que o crescimento da doença esteja atrelado ao consumo de água e alimentos contaminados.

Um dos principais sintomas do NoV é a gastroenterite, que se manifesta por meio de naúsea, dor abdominal e diarreia. Apesar de comuns, é preciso estar atento aos sinais, já que alguns pacientes desenvolvem formas graves da doença caracterizada por diarreia abundante, que pode levar a óbito.

A especialista em purificação de água defende que, para prevenir o aumento da infecção por norovírus, é urgente o investimento em soluções de saneamento e água potável para a população. “Infelizmente, a situação não é exclusiva na Bahia. Mais de 35 milhões de brasileiros vivem sem acesso a esse direito universal e não seria incomum mais registros da doença no Brasil”, alerta Maria Helena.

A PWTech oferece uma tecnologia movida a energia solar capaz de filtrar quase 6 mil litros de água por dia. Com uma unidade do equipamento, é possível atender até 100 pessoas. “O sistema pesa apenas 12 kg e consegue eliminar 100% de vírus e bactérias presentes em água de rios, lagos e açudes. Inclusive, enviamos o equipamento para atender os civis afetados pela guerra na Ucrânia e para o Haiti, que no ano passo foi atingido por um terremoto”, lembra a executiva. Fundada em 2019, a startup tem como proposta levar água potável para as regiões mais remotas e carentes. “A tecnologia é de baixo custo, fácil instalação e portátil, garantindo 100% de purificação da água contaminada com turbidez até 15 UNT”, conclui.



Mais Notícias HYDRO



Copasa lança plano de reúso de água em Minas em parceria com outras instituições

Projeto busca construir soluções sustentáveis para o aproveitamento do efluente tratado.

15/09/2026


John Crane ajuda produtor de açúcar a economizar mais de 6,2 milhões de litros de água durante safra de seis meses

Modernização com selos mecânicos reduz em 80% o consumo de água de selagem em quatro bombas de operação contínua.

16/09/2026


Infraestrutura de saneamento ganha papel estratégico diante da pressão sobre os recursos hídricos

Materiais mais duráveis e redes eficientes ajudam a reduzir perdas, custos de manutenção e impactos de eventos climáticos extremos.

15/09/2026