A Prolagos, concessionária que atua na Região dos Lagos, RJ, iniciou um processo de digitalização dos ativos (equipamentos operacionais, civis e eletromecânicos). A atividade começou na ETE São Pedro da Aldeia. A Prolagos e a Águas do Rio, da Aegea, são as únicas no estado fluminense a usarem esse recurso.
Segundo o assistente administrativo da Eletromecânica, Rodrigo Corrêa, o trabalho é fundamental para o cotidiano da empresa. “No caso da manutenção realizada em cada máquina que operamos, conseguimos fazer alguma intervenção corretiva antes da ocorrência do problema, pois sabemos de tudo o que já aconteceu”, avalia.
O mapeamento de cerca de 270 estruturas da concessionária das cinco cidades (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro da Aldeia) faz parte do projeto Infra Inteligente. É possível criar uma realidade virtual por meio de registros feitos por drones e GPS de alta tecnologia e precisão.
Os equipamentos fotografam os principais pontos das estações de tratamento de água e coleta e tratamento de esgoto com laser, criando um ambiente em terceira dimensão a partir de três coordenadas, que posteriormente são agrupadas em uma nuvem de informações.
Outra etapa do projeto é a criação de um código único de identificação que funcionará como um CPF e vai reunir e disponibilizar todas as informações dos ativos para os colaboradores em um software. Após a finalização do mapeamento, os dados poderão ser acessados remotamente pelo site ou aplicativo.
“Estou desde os anos 90 no setor de saneamento e nunca tinha visto algo tão inovador para o setor. A digitalização dos ativos também proporciona otimização do tempo porque poderemos acompanhar todos os maquinários e as estruturas a distância”, comentou o coordenador de Eletromecânica, Armstrong Rodrigues.
Mais Notícias HYDRO
Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.
13/08/2025
Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.
13/08/2025
Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.
12/08/2025