A Watson- Marlow Fluid Technology Group, empresa inglesa com unidade brasileira em Santana de Parnaíba, SP, disponibilizou para o mercado a bomba Qdos CWT – Conveying Wave, uma versão aprimorada do último modelo da bomba Qdos lançada em 2017.

O equipamento utiliza deslocamento por onda, funcionando como uma bomba peristáltica, porém sem a necessidade de uma mangueira. Além de eliminar o bloqueio e o travamento por vapor, a tecnologia oferece desempenho estável, mesmo sob temperatura e pressão variáveis.

“A grande vantagem da Qdos CWT é atender vazões de 0 a 30 L com uma precisão de 1% em toda a faixa, diferente da bomba diafragma, onde é preciso ter diferentes modelos”, explica Deivy Batista, gerente de vendas da Watson - Marlow.

Para realizar a ação de bombeamento peristáltico, em vez de uma mangueira convencional, o cabeçote CWT incorpora um elemento EPDM – Etileno-Propileno-Dileno, uma borracha que suporta agentes como ozônio e temperaturas elevadas. A borracha atua contra uma pista de tração composta por PEEK, um termoplástico altamente resistente a ações químicas e mecânicas. O elemento de contato de fluido resultante está sujeito a níveis de estresse muito mais baixos, o que significa uma vida útil mais longa.

Outra característica do equipamento é a precisão na dosagem em aplicações de tratamento de água. As bombas introduzem produtos químicos, inclusive hipoclorito de sódio para ciclos de pós-cloração, sem a necessidade de superdosagem, proporcionando uma precisão consistentemente alta durante toda a vida útil da bomba.

“A Qdos CWT é volumétrica. Uma de suas vantagens é a economia de produtos químicos, já que a precisão dela é constante em toda a faixa, diferente de outras bombas em que isso muda à medida que a faixa é alterada. Se formos comparar com uma bomba comum, a redução chega a alcançar até 5%”, afirma Batista.

Do ponto de vista operacional, a bomba apresenta teclado e display, além da capacidade de conectividade direta a diversos sistemas de monitoramento externos. A nova linha Qdos CWT trabalha com vazões de 0,1 a 500 mL/ min, até 7 bar de pressão e controle de vazão é de até 5000: 1 com precisão de ± 1%. O produto está disponível nos modelos de controle manual, remoto e Profibus a universal (controle automático e manual) e universal + (controle automático e manual com quatro entradas e saídas configuráveis de 20 mA).



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024