A Watson- Marlow Fluid Technology Group, empresa inglesa com unidade brasileira em Santana de Parnaíba, SP, disponibilizou para o mercado a bomba Qdos CWT – Conveying Wave, uma versão aprimorada do último modelo da bomba Qdos lançada em 2017.

O equipamento utiliza deslocamento por onda, funcionando como uma bomba peristáltica, porém sem a necessidade de uma mangueira. Além de eliminar o bloqueio e o travamento por vapor, a tecnologia oferece desempenho estável, mesmo sob temperatura e pressão variáveis.

“A grande vantagem da Qdos CWT é atender vazões de 0 a 30 L com uma precisão de 1% em toda a faixa, diferente da bomba diafragma, onde é preciso ter diferentes modelos”, explica Deivy Batista, gerente de vendas da Watson - Marlow.

Para realizar a ação de bombeamento peristáltico, em vez de uma mangueira convencional, o cabeçote CWT incorpora um elemento EPDM – Etileno-Propileno-Dileno, uma borracha que suporta agentes como ozônio e temperaturas elevadas. A borracha atua contra uma pista de tração composta por PEEK, um termoplástico altamente resistente a ações químicas e mecânicas. O elemento de contato de fluido resultante está sujeito a níveis de estresse muito mais baixos, o que significa uma vida útil mais longa.

Outra característica do equipamento é a precisão na dosagem em aplicações de tratamento de água. As bombas introduzem produtos químicos, inclusive hipoclorito de sódio para ciclos de pós-cloração, sem a necessidade de superdosagem, proporcionando uma precisão consistentemente alta durante toda a vida útil da bomba.

“A Qdos CWT é volumétrica. Uma de suas vantagens é a economia de produtos químicos, já que a precisão dela é constante em toda a faixa, diferente de outras bombas em que isso muda à medida que a faixa é alterada. Se formos comparar com uma bomba comum, a redução chega a alcançar até 5%”, afirma Batista.

Do ponto de vista operacional, a bomba apresenta teclado e display, além da capacidade de conectividade direta a diversos sistemas de monitoramento externos. A nova linha Qdos CWT trabalha com vazões de 0,1 a 500 mL/ min, até 7 bar de pressão e controle de vazão é de até 5000: 1 com precisão de ± 1%. O produto está disponível nos modelos de controle manual, remoto e Profibus a universal (controle automático e manual) e universal + (controle automático e manual com quatro entradas e saídas configuráveis de 20 mA).



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025