Uma tecnologia inovadora e sustentável passará a ser aplicada na ETE de Arraial do Cabo, RJ, que contará com uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR). A UTR é capaz de transformar o lodo resultante do tratamento do esgoto doméstico, material que geralmente é descartado em aterro sanitário, em uma substância que pode ser tratada e reutilizada.

Depois de processado, o resíduo se transforma em gás biocombustível e em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar, elemento útil para aplicação na agricultura, para recuperar solos degradados e sequestro de carbono.

O lodo será tratado por “pirólise lenta a tambor rotativo”, um processo de decomposição termoquímico da matéria, feito na ausência de oxigênio. O gás produzido é filtrado e enviado para queimadores ou motogeradores para geração de energia.

“Uma parcela do gás retorna para alimentar o processo. Com isso, não são produzidos gases poluentes ou tóxicos”, diz Rodolfo Cardoso, doutor em Engenharia de Produção, da Universidade Federal Fluminense, responsável pelo projeto.

Segundo ele, os testes que serão realizados na unidade operacional da Prolagos vão trazer resultados inovadores no país. Eles têm financiamento da Águas do Rio e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a UFF - Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo.

No Brasil, existem diversas formas de tratamento e reaproveitamento do lodo. Mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017) indicam que menos de 5% do lodo sanitário é reaproveitado. A maioria é aplicada como compostagem, incineração e outras formas de gaseificação. Várias unidades da Aegea adotam técnicas de reaproveitamento.

A da Prolagos terá capacidade para tratar duas toneladas de lodo por dia. O projeto terá duração de três anos e a expectativa é testar a aplicação da tecnologia, visando construir modelos para as diferentes condições das ETEs no estado do Rio de Janeiro.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024