Emitida pelo Inmetro, a “Acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017” eleva a níveis internacionais as análises de potabilidade da água de consumo e dos mananciais utilizados pela empresa.

A certificação é resultado de anos de trabalho da equipe que atua no SEQAE - Setor de Qualidade da Água e Esgoto, que desenvolve ações para acreditação de todos os laboratórios da companhia. Em Chapecó esse reconhecimento também já foi obtido.

O Laboratório de Águas da SRM monitora a qualidade da água produzida em 16 ETAs - estações de tratamento de água e mais de 50 poços de 12 municípios da Grande Florianópolis. Sua equipe, composta por 12 profissionais, realiza mais de 5 mil análises mensais. 

Entre os ensaios acreditados estão os de cor aparente, turbidez, pH, fluoreto, coliformes totais e E.Coli e cloro residual livre, além do processo de amostragem. Estão também acreditados ensaios para verificação de águas brutas coletadas em rios, nascentes, poços, lagoas, praias e estuários, entre outros pontos.

O Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é uma autarquia federal. Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o órgão é signatário dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da ILAC - International Laboratory Accreditation Cooperation, da IAAC - Interamerican Accreditation Cooperation e International IAF - Accreditation Forum. Com o reconhecimento da instituição, os resultados analíticos produzidos no Laboratório de Análises de Águas da Casan na Grande Florianópolis são reconhecidos internacionalmente.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026