No SAEE de Porto Feliz, SP, a adoção de um único dispositivo 4Fluid Móvel, da Stattus4, por quatro meses em uma das regiões de maior consumo da cidade e a correção dos pontos possibilitaram uma redução de 65% no volume de água perdido. Antes a perda era de 95 m3/h. Após o monitoramento, caiu para 30 m3/h.

“Na cidade, parte do abastecimento é realizada via poço. Para efeitos de comparação, um poço aberto recentemente pelo SAAE tinha vazão de 12 m3/h. A economia com a redução das perdas consegue salvar quase seis poços de abastecimento”, compara Marília Lara, CEO e fundadora da Stattus4. Em um outro cliente, no interior do Rio de Janeiro, a varredura identificou um ponto suspeito de fraude em uma rua. Ao investigar em campo, a equipe encontrou 60 residências com ligações clandestinas. Depois do trabalho de abordagem e esclarecimentos, a concessionária conquistou 60 contas novas de água.

Sediada em Sorocaba, SP, a Sttatus4 fornece soluções para localização de vazamentos de água em tubulações com base em sensores IoT de ruído e inteligência artificial. Criada em 2015, a startup desenvolveu o 4Fluid, um equipamento móvel composto por um coletor com haste que aponta possíveis vazamentos e envia a informação para o dashboard (painel de gestão). O sistema analisa perdas reais e aparentes (fraudes, ligações clandestinas, hidrômetros danificados, etc.).

“Com o 4Fluid os gestores podem acompanhar a equipe de campo, focar o serviço especializado nos locais em que realmente há vazamentos e visualizar relatórios gerenciais”, diz Marília.

A Sttatus4 atende atualmente em cerca de 30 municípios, contratada por clientes como Águas do Brasil, Sabesp Franca e SAAE Porto Feliz. “Já atuamos em mais de 170 cidades de todo o país”, diz a executiva. Os anos de expertise geraram um banco de dados de exemplos de pontos suspeitos e não suspeitos com mais de 1,7 milhão de amostras, usadas na análise de inteligência artificial.

Um dos principais clientes da Stattus4 é o Grupo Águas do Brasil, que já está entrando no quarto ano de contrato. Uma das operações previa a troca de 14 mil registros ao longo do primeiro semestre de 2021. O dispositivo 4Fluid identificou somente 750 medidores com problemas. Os outros estavam normais. “A empresa decidiu substituir apenas os 750. Foi uma decisão mais inteligente”, diz.

A startup também está desenvolvendo um modelo IoT do 4Fluid, que oferece outras variáveis da rede, além do ruído, como consumo e pressão das tubulações. O dispositivo deverá ficar instalado em pontos da rua, onde fará a leitura dos dados. Para isso a Sttatus4 também propõe um novo modelo de negócios, baseado na oferta de HaaS – Hardware as a Service, ou seja, o cliente paga pela prestação do serviço, sem precisar comprar os dispositivos.

Os dispositivos se comunicam via Lora ou NB-IoT. As informações serão enviadas para a base de dados da Stattus4, que podem ser acessados via API ou enviados diretamente para a plataforma web, que fica na nuvem. “O gestor terá acesso a um sistema inteligente, com análises, alarmes e tendências, facilitando a tomada de decisões”, diz a executiva.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024