O abastecimento de água em Guabiruba, SC, conta com um novo sistema que permite ação rápida para solucionar vazamentos, falhas em equipamentos e controle de nível dos reservatórios existentes. A Guabiruba Saneamento vem implantando um amplo programa de telemetria em todas as unidades operacionais. Atualmente, estão em funcionamento 17 pontos de monitoramento remoto, acompanhados 24 horas por dia pelas equipes técnicas da concessionária.

O uso da telemetria melhorou o controle e monitoramento do abastecimento. Com isso, houve redução no tempo de atendimento a serviços e diminuição das perdas de água. Alguns dos pontos de monitoramento operam por meio de alternativas sustentáveis, com o uso de placas solares como fonte de energia limpa para manutenção da carga de suas baterias, garantindo a permanente comunicação das informações para o Centro de Controle Operacional.

Além do sistema de telemetria 24 horas, toda a frota da Guabiruba Saneamento possui monitoramento via satélite. Com isso, consegue mais agilidade no atendimento a emergências, pois a equipe de programação identifica rapidamente o técnico mais próximo ao local da ocorrência.

“Todos ganham com nosso investimento em tecnologia e sustentabilidade, que traz benefícios diretos para as pessoas, para o meio ambiente e para o município, pois ajuda a ter um abastecimento mais estável e controlado. Para a concessionária, melhora muito os processos de resolução de eventuais problemas e garante um serviço de alta qualidade”, explicou Guilherme Paladini, superintendente da Guabiruba Saneamento.



Mais Notícias HYDRO



Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025


Torres, RS, avança rumo à universalização do saneamento com tratamento terciário em ETE

Com R$ 44 milhões em investimentos, Torres, RS, deverá ser a primeira cidade do litoral gaúcho a ter 100% de esgoto tratado.

09/12/2025