O abastecimento de água em Guabiruba, SC, conta com um novo sistema que permite ação rápida para solucionar vazamentos, falhas em equipamentos e controle de nível dos reservatórios existentes. A Guabiruba Saneamento vem implantando um amplo programa de telemetria em todas as unidades operacionais. Atualmente, estão em funcionamento 17 pontos de monitoramento remoto, acompanhados 24 horas por dia pelas equipes técnicas da concessionária.

O uso da telemetria melhorou o controle e monitoramento do abastecimento. Com isso, houve redução no tempo de atendimento a serviços e diminuição das perdas de água. Alguns dos pontos de monitoramento operam por meio de alternativas sustentáveis, com o uso de placas solares como fonte de energia limpa para manutenção da carga de suas baterias, garantindo a permanente comunicação das informações para o Centro de Controle Operacional.

Além do sistema de telemetria 24 horas, toda a frota da Guabiruba Saneamento possui monitoramento via satélite. Com isso, consegue mais agilidade no atendimento a emergências, pois a equipe de programação identifica rapidamente o técnico mais próximo ao local da ocorrência.

“Todos ganham com nosso investimento em tecnologia e sustentabilidade, que traz benefícios diretos para as pessoas, para o meio ambiente e para o município, pois ajuda a ter um abastecimento mais estável e controlado. Para a concessionária, melhora muito os processos de resolução de eventuais problemas e garante um serviço de alta qualidade”, explicou Guilherme Paladini, superintendente da Guabiruba Saneamento.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024