O abastecimento de água em Guabiruba, SC, conta com um novo sistema que permite ação rápida para solucionar vazamentos, falhas em equipamentos e controle de nível dos reservatórios existentes. A Guabiruba Saneamento vem implantando um amplo programa de telemetria em todas as unidades operacionais. Atualmente, estão em funcionamento 17 pontos de monitoramento remoto, acompanhados 24 horas por dia pelas equipes técnicas da concessionária.

O uso da telemetria melhorou o controle e monitoramento do abastecimento. Com isso, houve redução no tempo de atendimento a serviços e diminuição das perdas de água. Alguns dos pontos de monitoramento operam por meio de alternativas sustentáveis, com o uso de placas solares como fonte de energia limpa para manutenção da carga de suas baterias, garantindo a permanente comunicação das informações para o Centro de Controle Operacional.

Além do sistema de telemetria 24 horas, toda a frota da Guabiruba Saneamento possui monitoramento via satélite. Com isso, consegue mais agilidade no atendimento a emergências, pois a equipe de programação identifica rapidamente o técnico mais próximo ao local da ocorrência.

“Todos ganham com nosso investimento em tecnologia e sustentabilidade, que traz benefícios diretos para as pessoas, para o meio ambiente e para o município, pois ajuda a ter um abastecimento mais estável e controlado. Para a concessionária, melhora muito os processos de resolução de eventuais problemas e garante um serviço de alta qualidade”, explicou Guilherme Paladini, superintendente da Guabiruba Saneamento.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026