A G Hidro, de Garça, SP, no mercado desde 2016, desenvolve soluções tecnológicas em nuvem para o monitoramento, operação e gestão de água e energia. A plataforma Hidroview é baseada em medidores inteligentes instalados em campo, como hidrômetros, sensores de nível, temperatura e pressão e instrumentos de qualidade da água. As informações são enviadas continuamente a um equipamento que, por sua vez, as retransmite via Internet para a solução hospedada na nuvem da AWS - Amazon Web Services. Devidamente tratados e analisados, os dados podem ser acessados em tempo real via supervisório, web, aplicativo ou por meio da emissão de relatórios, fornecendo uma visão completa dos sistemas em operação, desde a captação da água até o lançamento dos efluentes no corpo receptor.

Além de facilitar o acesso de qualquer local, a nuvem tem a vantagem do rápido provisionamento e escalabilidade. “O conceito é bem diferente do sistema supervisório de automação, que requer uma sala de operações para centralizar a informação. Muitas vezes, a empresa instala servidores dedicados para a tarefa, mas usa somente 10% de sua capacidade. Já a nuvem é escalar. Se no futuro houver necessidade de ampliar a capacidade, basta dar um clique e contratar mais espaço”, diz Fernando Oliveira, diretor e proprietário da G Hidro. Com essas facilidades, a implantação da plataforma chega a custar de três a quatro vezes menos que o projeto de automação convencional.

Uma outra vantagem do Hidroview é a possibilidade de integração com qualquer hardware IoT de mercado (sensores e painel de monitoramento). “Estamos abertos e aptos a realizar integrações em nosso sistema”, diz o diretor. Com time de 12 pessoas na área de software e desenvolvimento, a G Hidro investe na inteligência da plataforma e como torná-la plug and play para os clientes, ajudando na tomada de decisões e controle automático de equipamentos.

A G Hidro tem fornecido o Hidroview para empresas do Brasil todo, em especial indústrias, interessadas em controlar seu consumo de água. Nos últimos anos, em plena pandemia, a empresa cresceu mais de 200%. Com o novo marco do saneamento, o objetivo agora é fortalecer a atuação junto às concessionárias de serviços públicos e municípios. “Estamos com a agenda bem cheia. 2022 será o ano da gestão de água e energia”, finaliza o diretor.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024