A Evolv, empresa especializada em eficiência de processos operacionais utilizando IoT – Internet das Coisas e inteligência artificial, que possui a sustentabilidade como pilar para o desenvolvimento de suas soluções, aliou recursos tecnológicos para minimizar os impactos ambientais do desperdício de água no mercado corporativo.

“Para empresas que possuem hidrômetros, a tradicional leitura mensal interfere no processo de identificação de vazamentos ou consumos anômalos de água. Com a implementação da solução Evolv, nosso objetivo é não apenas identificar desperdícios ao longo do horário comercial, mas também auxiliar na busca por vazamentos 24 horas, incluindo horários fora do expediente”, explica Leandro Simões, CEO da Evolv.

O sensor disponibiliza ferramentas de business intelligence para os gestores, inclusive através de smartphones. O sistema monitora em tempo real o consumo de água, gás e energia elétrica, por exemplo, o que ajuda na preservação de recursos e diminui os gastos organizacionais.

A startup também desenvolveu um sistema para redução de desperdícios no setor de limpeza, que fornece alertas de acordo com a necessidade da higienização de cada ambiente, levando em consideração o tamanho, rotina e quantidade de usuários e funcionários que atuam em modelo presencial. “Com um monitoramento automático do fluxo de pessoas nos banheiros, por exemplo, é possível organizar de maneira efetiva a rotina de higienização e reduzir custos com produtos, água e mão de obra, diferente das tradicionais rondas da equipe de limpeza”, ressalta Simões.

O nível de desperdício de água no mundo tende a aumentar de 20% a 30% dentro dos próximos 30 anos, de acordo com o Programa Mundial de Avaliação da Água da Unesco. “Nós já ajudamos empresas a reduzirem significativamente o nível de consumo irracional do recurso. Esperamos que, em um futuro próximo, a Evolv alcance um maior número de organizações através da sustentabilidade”, finaliza Simões.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024