A Evolv, empresa especializada em eficiência de processos operacionais utilizando IoT – Internet das Coisas e inteligência artificial, que possui a sustentabilidade como pilar para o desenvolvimento de suas soluções, aliou recursos tecnológicos para minimizar os impactos ambientais do desperdício de água no mercado corporativo.

“Para empresas que possuem hidrômetros, a tradicional leitura mensal interfere no processo de identificação de vazamentos ou consumos anômalos de água. Com a implementação da solução Evolv, nosso objetivo é não apenas identificar desperdícios ao longo do horário comercial, mas também auxiliar na busca por vazamentos 24 horas, incluindo horários fora do expediente”, explica Leandro Simões, CEO da Evolv.

O sensor disponibiliza ferramentas de business intelligence para os gestores, inclusive através de smartphones. O sistema monitora em tempo real o consumo de água, gás e energia elétrica, por exemplo, o que ajuda na preservação de recursos e diminui os gastos organizacionais.

A startup também desenvolveu um sistema para redução de desperdícios no setor de limpeza, que fornece alertas de acordo com a necessidade da higienização de cada ambiente, levando em consideração o tamanho, rotina e quantidade de usuários e funcionários que atuam em modelo presencial. “Com um monitoramento automático do fluxo de pessoas nos banheiros, por exemplo, é possível organizar de maneira efetiva a rotina de higienização e reduzir custos com produtos, água e mão de obra, diferente das tradicionais rondas da equipe de limpeza”, ressalta Simões.

O nível de desperdício de água no mundo tende a aumentar de 20% a 30% dentro dos próximos 30 anos, de acordo com o Programa Mundial de Avaliação da Água da Unesco. “Nós já ajudamos empresas a reduzirem significativamente o nível de consumo irracional do recurso. Esperamos que, em um futuro próximo, a Evolv alcance um maior número de organizações através da sustentabilidade”, finaliza Simões.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025