A ABES-Rio - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental promoverá o primeiro Sanea-Rio - Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, que será realizado nos dias 13 e 14 de abril, na sede da Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O evento, cujo formato será híbrido (presencial e online), tem o propósito de criar um ponto de encontro técnico de debate em torno dos desafios do novo modelo de concessão dos serviços no setor, além de aproximar os diversos players relacionados à área.

O presidente da ABES-Rio, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, salienta que, “como resultado da iniciativa, nosso principal desafio será auxiliar no debate para elaboração de normas técnicas e projetos de lei relacionados ao saneamento e meio ambiente”. Nesse sentido, o Encontro Técnico do Sanea-Rio tem como público-alvo profissionais, instituições e empresas e estudantes interessados em capacitação profissional. Com a participação de especialistas do setor, haverá o debate de soluções implantadas de captação de tempo seco (utilização da rede pluvial para escoamento de esgotos) e discussão dos principais pontos técnicos e econômicos dessa solução.

Entre as questões a serem debatidas estão as seguintes: “Como fazer a captação dos esgotos na rede de drenagem sem interferir em sua capacidade original”; “Como operar esse sistema em região litorânea sem que ocorra retorno de água do mar pela variação da maré”; “Como lidar com os eventos de transbordamento”; “Responsabilidades pela operação e manutenção do sistema”; “Como cobrar pelo sistema de captação de tempo seco” (utilização da rede pluvial para escoamento de esgotos); e “Captação de tempo seco: solução complementar ou transitória”.

O seminário reunirá especialistas do setor e contará com o apoio e patrocínio do Comitê Guandu, Águas do Rio, Grupo Águas do Brasil, Iguá Saneamento, Cedae, Faperj e Firjan.

Dentre as parcerias, destaca-se o fato de o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu estar completando 20 anos no dia 3 de abril. O colegiado, formado por representantes da sociedade civil organizada, dos usuários de água (setor produtivo) e do poder público, é responsável pela gestão participativa e integrada do manancial que abastece cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mais informações: https://sanearioabes.com.br/.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024