A Sotreq, revendedor Caterpillar do Brasil, está implementando um projeto de cogeração de biogás que vai além do fornecimento de energia elétrica para a AB Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo. A multinacional, dona de marcas como Fleischmann e Ovomaltine, contará com vapor e água quente produzidos por geradores para o seu processo industrial.

O projeto está em fase de implantação e o início das operações está previsto para meados deste ano. Um dos principais benefícios é a redução do custo de produção para a indústria, além da queda na emissão de gás tóxico.

“Normalmente, projetos a biogás são para geração de energia elétrica, tão somente. Neste caso, a Sotreq aplicará seus geradores a biogás na cogeração, entregando, além da energia elétrica, vapor e água quente utilizados nos processos industriais”, explica Lucas Monteiro, Gerente de Vendas de Motores a Gás e Biogás.
O projeto é uma tendência no segmento industrial, pois atende a uma das maiores reivindicações do setor, que é a redução dos custos de produção, principalmente com energia. Neste sentido, a utilização dos resíduos industriais para a produção de biogás tem um grande potencial de expansão.

“Se observarmos as indústrias de alimentos, incluindo usinas de açúcar e álcool, veremos que uma característica é a elevada carga orgânica presente em seus efluentes, além do elevado índice de contaminantes. Por esse motivo, é imprescindível fazer um tratamento adequado antes de despejar em rios ou na lavoura. Assim, a biodigestão anaeróbica é uma solução e, em contrapartida, produz o biogás, que se torna combustível para os motores gerarem energia elétrica e térmica, por meio da cogeração, tão útil nesse tipo de mercado”, avalia Monteiro.

Ele lembra da importância de contar com uma energia descentralizada, menos dependente de demanda adicional de energia das concessionárias, além de aumentar sua própria segurança energética. Há ainda a possibilidade de comercializar esta energia renovável mediante contratos no mercado livre.

A Sotreq forneceu à AB Brasil o chamado projeto chave-na-mão. “Além do escopo abrangente a ser implementado pela Sotreq, também ficaremos responsáveis pelo tratamento do biogás com a desumidificação e, pioneiramente, com a redução de H2S - sulfeto de hidrogênio. Este é um grande diferencial. A Sotreq buscou atender às demandas de nossos clientes em termos de expansão de escopo e garantias”, explica. A geração de energia com módulos em contêiner, contendo dois motores a biogás Cat CG170-16, com versões nas potências de 1,2 MW, 1,56 MW e 2 MW.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024