A Malinski Madeiras, sediada em Curitibanos, PR, fabricante de cabos de madeira, investiu em soluções próprias para reduzir os impactos junto ao meio ambiente, principalmente em sua unidade fabril, instalada em Porto Velho, RO. Entre as iniciativas, a empresa criou um sistema para captação e tratamento da água da chuva, que possibilita reutilizar 100% do recurso em dois processos fabris: um na geração de energia elétrica e outro na secagem da madeira.

Especialmente para a captação de água, a empresa montou um lago artificial para aproveitamento pluvial e construiu uma estação de tratamento de água.

Completa o projeto um sistema de desmineralização da usina termoelétrica, com o intuito de fornecer água dentro dos padrões de qualidade físico-química e microbiológica, cuja referência são as normas e regulamentos técnicos da ASME - The American Society of Mechanical Engineers.

Para o futuro, a empresa estuda adotar dois novos métodos que vão ampliar as possibilidades de consumo e qualidade da água para a usina termoelétrica. O primeiro é disponibilizar água potável para os colaboradores a partir de uma fonte subterrânea.  Já o segundo consiste na implementação de desmineralização por osmose reversa. “Quando inauguramos a unidade, em 2017, nos preocupamos em construir um espaço autossustentável, capaz de suprir todas as nossas necessidades com o menor impacto possível junto ao meio ambiente”, diz Paulo Vicente Malinski, CEO e fundador da companhia. Segundo ele, a empresa faz reúso de uma água que não é proveniente de mananciais ou distribuída por concessionarias. “Isso contribui não só para a preservação desse bem, como também traz resultados satisfatórios na eficiência do processo de produção”, diz.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024