A SmartAcqua iniciou suas operações no mercado norte-americano. Segundo comunicado da empresa, a expectativa é a de auxiliar as companhias públicas e privadas de saneamento locais a não apenas combater as perdas de água, como também maximizar suas receitas e otimizar os custos operacionais. O objetivo é oferecer uma plataforma que utiliza IA - Inteligência Artificial, informações de campo, de sensores, algoritmos e estatísticas avançadas para detectar e priorizar as perdas de água nas redes de abastecimento e em pontos de consumo.

“A infraestrutura de saneamento norte-americana está envelhecida e acredito que haverá uma demanda interessante para aquisição de soluções inovadoras, como a nossa, que contribuam para melhorar as operações das empresas que atuam nessa área”, destaca Hélio Samora, CEO e sócio fundador da SmartAcqua. Apesar de a média de perdas de água nos EUA ser da ordem de 13% a 18%, há regiões como a Geórgia, por exemplo, em que esse índice supera 29%, e outros seis estados, dentre os quais se incluem a Califórnia e o Arizona, já estão sofrendo com a escassez devido à redução do volume de água do Rio Colorado que os abastece.

Segundo o executivo, atualmente há mais de 5 mil empresas de saneamento no mercado norte-americano, muitas das quais poderão se interessar por adquirir a solução SmartAcqua. Com a formalização da matriz norte-americana e da subsidiária brasileira em 2021, a expectativa é ampliar as oportunidades de negócios nos dois países. No Brasil, onde a média de perdas de água é superior a 50%, já estão sendo realizados projetos piloto, provas de conceito da solução e estruturação técnica e econômica de projetos de combate a perdas de água sob performance.



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