A ANA – Agência Nacional de Águas e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística lançaram a segunda edição do levantamento CEAA - Contas Econômicas Ambientais da Água: Brasil 2013-2017. Com base em dados de 2017, a análise mostra que as famílias brasileiras têm um uso total diário de água per capita de 116 L, sendo que a utilização no Sudeste é de 143 L e o Sul de 121 L, ambas superando a média nacional. Já no Nordeste, Norte e Centro-Oeste, o uso diário é de 83, 84 e 114 L, respectivamente.

Já o índice de esgoto coletado das famílias em relação a seu uso da água é de 57% no Brasil, com variações de 14% no Norte até 71% no Sudeste. Da água retirada pelas atividades econômicas, 88,5% é proveniente do solo. Por sua vez, a água superficial, subterrânea e do mar correspondem a 9,4%, 1,6% e 0,6%, respectivamente. Metade dessa retirada é realizada no Sudeste. O Sul aparece na sequência, com 20%. Em terceiro surge o Centro-Oeste, com 16%. Norte, com 9%, e Nordeste, com 5%, completam a lista.

Entre a primeira e a segunda edição do estudo foram incorporados dados de uso da água na agricultura de sequeiro, a chamada “água verde”, e o refinamento de estimativas de uso por tipo de recurso hídrico. Além disso, definiu uma metodologia para o cálculo de estoques de água em escala regional. Outro avanço aconteceu na integração e análise de indicadores derivados por região e período estudado. As CEAA Brasil 2013-2017 contaram com apoio da União Europeia e da agência de cooperação alemã GIZ.

A ANA e o IBGE lançaram a primeira edição do estudo em março de 2018, no Rio de Janeiro. A análise trazia dados do período 2013-2015. Depois da edição deste ano, a próxima está prevista para ser publicada em 2023.

O estudo completo pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3chmYN7.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025