O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social financiará a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário e fornecimento de água da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná em seis cidades do estado. Com a operação, 37.670 pessoas passarão a ter acesso à rede de esgoto e a capacidade de reserva de água deve ser ampliada em 7,25 milhões de litros. Durante o período das obras, 6560 postos de trabalho devem ser gerados.

“As operações do BNDES para o setor de saneamento são fundamentais para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população urbana, contribuindo para a elevação do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano das cidades abrangidas pelos respectivos projetos”, avalia Petrônio Cançado, diretor de crédito à infraestrutura do BNDES.

O apoio de R$ 311,6 milhões viabilizará o aumento do sistema de esgoto em Pato Branco e Arapongas, além do incremento na rede de fornecimento de água em Londrina, Dois Vizinhos, Imbituva e Castro.

“A operação da Sanepar foi a primeira com uma companhia estadual de saneamento após a alteração do marco legal do saneamento, trazendo perspectivas positivas para o fluxo futuro de operações de crédito do BNDES para o setor”, explica Cançado.

Entre as melhorias a serem implementadas no sistema de esgoto, destacam-se as 7577 novas ligações, sendo 3677 em Pato Branco e 3900 em Arapongas, além da ampliação das redes e tubulações complementares em 190,4 km. Do ponto de vista do fornecimento de água, serão construídos 12 novos reservatórios em Dois Vizinhos, Imbituva e Castro, que ampliarão a capacidade de reserva de água em 7,25 milhões de litros, representando um aumento de 100% do limite atual. Como consequência, o índice de continuidade de abastecimento (acompanhamento do tempo de fornecimento adequado de água), que oscila entre 75% e 80% nas três cidades, deverá chegar a 100%. Já em Londrina, entre as principais intervenções, está a instalação de uma nova estação de tratamento de água no sistema produtor Jacutinga.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024