O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social financiará a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário e fornecimento de água da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná em seis cidades do estado. Com a operação, 37.670 pessoas passarão a ter acesso à rede de esgoto e a capacidade de reserva de água deve ser ampliada em 7,25 milhões de litros. Durante o período das obras, 6560 postos de trabalho devem ser gerados.

“As operações do BNDES para o setor de saneamento são fundamentais para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população urbana, contribuindo para a elevação do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano das cidades abrangidas pelos respectivos projetos”, avalia Petrônio Cançado, diretor de crédito à infraestrutura do BNDES.

O apoio de R$ 311,6 milhões viabilizará o aumento do sistema de esgoto em Pato Branco e Arapongas, além do incremento na rede de fornecimento de água em Londrina, Dois Vizinhos, Imbituva e Castro.

“A operação da Sanepar foi a primeira com uma companhia estadual de saneamento após a alteração do marco legal do saneamento, trazendo perspectivas positivas para o fluxo futuro de operações de crédito do BNDES para o setor”, explica Cançado.

Entre as melhorias a serem implementadas no sistema de esgoto, destacam-se as 7577 novas ligações, sendo 3677 em Pato Branco e 3900 em Arapongas, além da ampliação das redes e tubulações complementares em 190,4 km. Do ponto de vista do fornecimento de água, serão construídos 12 novos reservatórios em Dois Vizinhos, Imbituva e Castro, que ampliarão a capacidade de reserva de água em 7,25 milhões de litros, representando um aumento de 100% do limite atual. Como consequência, o índice de continuidade de abastecimento (acompanhamento do tempo de fornecimento adequado de água), que oscila entre 75% e 80% nas três cidades, deverá chegar a 100%. Já em Londrina, entre as principais intervenções, está a instalação de uma nova estação de tratamento de água no sistema produtor Jacutinga.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025