A crise hídrica, aliada à obrigatoriedade por lei da instalação de hidrômetros individualizados nos novos condomínios (Lei Federal nº 13.312/2016), que começou a valer em julho, tem feito a procura por serviços de individualização de água em condomínios aumentar. Segundo o engenheiro Pedro Luiz Salari, gerente comercial da Laager, empresa que trabalha com individualização de gás e hidrômetros, houve um aumento na busca pelo serviço desde o início do ano passado.

De acordo com Alexandre Pajola, fundador do oHub, plataforma que permite cotar e contratar empresas para realizar o serviço de individualização de hidrômetros, a procura aumentou principalmente por conta da crise hídrica. “Com a individualização das contas, as pessoas ficam mais conscientes com seu gasto individual”, afirma.

A economia com a individualização pode chegar a 40% do consumo para algumas unidades, segundo Eraldo Geminiano, diretor executivo da Allianz Ind, empresa que realiza esse serviço. Ele afirma que também sentiu o aumento da demanda desde o ano passado. De acordo o diretor, a crise hídrica e o racionamento feito pela Sabesp em alguns bairros são algumas das motivações.

“No geral, a individualização de água e gás oferece de 15% a 20% de economia na conta, mas o principal benefício é a justiça social, pois o condômino paga somente pelo seu consumo", afirma Salari, da Laager. Segundo ele, houve aumento nos pedidos de cotações nos últimos meses porque os condomínios passaram a ter consciência do consumo racional, principalmente da água.

O banco digital para condomínios CondoConta também percebeu um aumento no pedido de empréstimos por síndicos com o objetivo de investir na individualização dos hidrômetros. Segundo Rodrigo Della Rocca, CEO da fintech que tem como clientes condomínios em todo o Brasil, os pedidos de crédito feitos por condomínios ultrapassaram R$ 100 milhões.

Apesar do benefício para o meio ambiente, considerando a diminuição do consumo após a individualização, o principal motivo dos pedidos de individualização costuma ter foco na economia financeira. “Com as pessoas passando mais tempo em casa, com o home office permanente ou no formato híbrido, esse desconto é fundamental”, reforça Salari.

Outro benefício é a redução das contas do condomínio devido à cobrança ser individual, acarretando também na redução da taxa condominial. Por fim, tem a valorização do imóvel, pois contribui para que cada condômino gerencie de forma mais efetiva as próprias despesas.

Atualmente, as construtoras oferecem a infraestrutura para a individualização, o que reduz em até 80% o custo para o condomínio, que fica responsável apenas pela instalação dos medidores, segundo Geminiano, diretor da Allianz. “Em alguns condomínios onde realizamos o serviço, a economia mensal passou de 1 milhão de litros”, finaliza.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024