Mais de 32 mil ligações irregulares de água foram identificadas e regularizadas neste ano em Manaus, AM. O trabalho faz parte dos investimentos da concessionária privada Águas de Manaus para reduzir os índices de perda de água tratada. Desde que chegou à cidade, a concessionária conseguiu diminuir o desperdício de água de 74,7% em 2018 para os atuais 65,2%, segundo dados do SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

O maior “vilão” do desperdício em Manaus são as ligações irregulares. Para combater isso, a empresa está investindo R$ 80 milhões ao longo de 2021, gerando mais de 1000 empregos nessa ação.

As ligações irregulares impactam diretamente na qualidade e na distribuição da água tratada. Em áreas de palafitas, por exemplo, é comum que as tubulações construídas sem nenhum padrão tenham contato direto com a água dos igarapés, aumentando a possibilidade de contaminação por doenças de veiculação hídrica. Além disso, as tubulações irregulares são mais propícias ao surgimento de vazamentos, que prejudicam o sistema de abastecimento regular e causam uma série de problemas nos locais onde aparecem.

A principal frente de trabalho na regularização do abastecimento em Manaus é o programa “Vem Com a Gente”. Desde 2018, quando o projeto foi criado, as equipes da Águas de Manaus já percorreram cerca de 381 mil residências da capital. Foram implantados mais de 93 mil metros de redes de água, em áreas de becos, rip-rap e palafitas, onde a população vive em situação de vulnerabilidade, e que não contavam com redes regulares. O trabalho beneficiou mais de 80 mil moradores somente nessas regiões.

Uma das áreas beneficiadas recentemente é o beco Canela, no Jorge Teixeira, zona Leste da capital. As equipes da concessionária atuaram para retirar as irregularidades implantando mais de 1000 metros de novas tubulações de água. Os 500 moradores do local tiveram o abastecimento regularizado e ainda foram incluídos na Tarifa Social, benefício que garante 50% de desconto no valor das faturas.

Para o gerente comercial, Wellington Rodrigues, a postura da empresa é flexível quando encontra uma situação como a do beco Canelas ou diante de qualquer irregularidade. Para isso, a concessionária se dispõe sempre a ouvir a situação do cliente, negociar e regularizar a ligação. “Entendemos o cliente e os desafios que estamos vivendo ainda com a pandemia. Com isso, seguimos empenhados em acolhê-los e dar a oportunidade de se regularizar, com todas as facilidades possíveis. O objetivo da empresa sempre é o diálogo. Nunca a punição. Ter uma ligação regular só traz benefícios para a população. E temos percebido isso no dia a dia, na satisfação dos clientes que atendemos”, diz.



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