O Serviço Geológico do Brasil, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, realiza levantamentos de áreas potenciais para agregados de construção, onde são mineradas matérias-primas para o setor. “Para obras públicas como as de saneamento, é importante que haja reservas minerais como areia e brita a menos de 100 quilômetros de distância dos centros consumidores”, explica Michel Godoy, responsável pela DIMINI - Divisão de Minerais Industriais do SGB-CPRM, que executa projetos nessa temática. Uma parcela das regiões metropolitanas com os piores índices de saneamento básico tem seus recursos minerais para construção civil mapeados pela empresa, o que contribui para a atração de investimentos no setor e para incentivar na elaboração de planos de gestão territorial em áreas de interesse mineral.

Para Esteves Colnago, presidente do SGB-CPRM, o ESG é um novo paradigma que determina o posicionamento das empresas do mundo inteiro quanto à sustentabilidade. “Em relação aos investidores, já que o setor mineral é altamente dependente de financiamento de terceiros, a discussão é tornar quantificáveis fatores como clima, redução de carbono e risco à biodiversidade para viabilizar os negócios, que precisam considerar riscos ambientais e sociais para implementá-los”, afirma. O presidente avalia que o problema das mudanças climáticas redirecionou o foco da exploração mineral, uma vez que reduzirá a demanda de minerais como carvão e aumentará a de cobre, níquel, cobalto, lítio e provavelmente urânio.

Entre as capitais que mais enfrentam os maiores desafios para a universalização do saneamento básico, Porto Velho, RO, ocupa o primeiro lugar, com apenas 4,67% da população atendida com esgotamento sanitário. A DIMINI publicou em 2013 um informe sobre os materiais de construção civil da região. O estudo lista 259 ocorrências minerais, a maioria de caráter inédito, com destaque para as areias e argilas.

Em Macapá, AP, 10,98% da população tem esgoto tratado. A região tem áreas de relevante interesse mineral para areias, argilas e rochas para britas, conforme estudo publicado pelo SGB-CPRM em 2016. Belém é outro município em situação crítica de saneamento, onde apenas 15,77% dos habitantes são atendidos. Na capital do Pará, o SGB-CPRM cadastrou, em 2011, 328 novas ocorrências de recursos minerais utilizados na construção civil.

No total, o SGB-CPRM publicou 24 relatórios entre 2010 e 2020. Os estudos abrangem capitais como Recife, Natal, Goiânia, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Palmas e outros municípios. Até 2022, estão previstas mais 16 publicações, abrangendo regiões metropolitanas como Pelotas-Rio Grande, RS, João Pessoa, PB, Criciúma-Tubarão, SC, e Maceió, AL. De acordo com o geólogo Michel Godoy, o Serviço Geológico do Brasil trabalha por demanda governamental de estados e municípios. “Estamos preparados para atender, com novos estudos, regiões que serão contempladas por grandes obras no país”, garante.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024