Durante os longos períodos de estiagem, é comum as empresas de saneamento enfrentarem dificuldades para realizarem o fornecimento de água para a população. Afinal, a ausência de chuva representa uma baixa significativa no nível de água dos reservatórios, onde são realizados os processos de armazenamento e captação.

Um exemplo disso é a situação enfrentada, em maio deste ano, por uma companhia localizada no interior do Mato Grosso. A seca intensa que atinge a região Centro-Oeste do Brasil, entre os meses de abril e setembro, diminuiu o volume de água das nascentes dos rios, o que impactou diretamente a quantidade disponível nos reservatórios da companhia.

Como solução, a empresa optou pela utilização de um conjunto de motobombas ITU-64S17, da Itubombas, para realizar a transposição entre os reservatórios e, assim, equalizar o volume dos pontos de captação.

A escolha da companhia de saneamento foi por uma captação emergencial e que pudesse ser feita em diferentes pontos do reservatório. Sendo assim, eram necessários equipamentos com uma ampla faixa de operação. Tal característica está presente na ITU-64S17, modelo que possui uma faixa de vazão de 80 a 500 m³/h e uma altura manométrica que pode chegar até 150 mca.

Além disso, a motobomba selecionada para garantir a demanda hídrica da região e impedir a falta de água em residências, estabelecimentos comerciais e unidades escolares, possui um alto poder de sucção automática. No caso, os conjuntos utilizados pela empresa são equipados com o sistema “RunDry”, o qual tem capacidade de sucção negativa de até 6 m de desnível.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024