A Cetesb lançou o Relatório de Qualidade das Águas Costeiras no Estado de São Paulo 2020 com os resultados do monitoramento, atualmente, realizado em 69 pontos fixos distribuídos em 21 áreas ao longo do litoral do estado de São Paulo.

As águas costeiras são utilizadas para recreação de contatos primário e secundário e abrigam fauna e flora significativas no ecossistema marinho. As águas próximas ao litoral são as mais produtivas do oceano, pois recebem a contribuição de nutrientes carreados pelos rios, mas também são as que sofrem maior pressão antrópica.

O objetivo do Relatório de Águas Costeiras é conhecer a qualidade das águas da costa paulista, por meio de análises de água e sedimento. “A qualidade dessas águas é imprescindível não só para que a população tenha o seu lazer garantido e seguro, mas também para a preservação da vida aquática e manutenção da produtividade pesqueira”, afirma a diretora-presidente da Cetesb  Patrícia Iglecias. “Os dados do relatório contribuem para o conhecimento da população e para o interesse daqueles que desenvolvem atividades ligadas ao mar, como as pesqueiras. O relatório 2020 já está disponível no site da Cetesb, assim como os outros, ano a ano, desde 2010”, diz.

O lançamento do relatório complementa as outras linhas de monitoramento, qualidade das águas interiores, do ar, do solo e o inventário de resíduos sólidos, que monitorados trazem a possibilidade de melhorar a gestão ambiental.

Águas subeterrâneas - A Cetesb também lançou o Boletim da Qualidade das Águas Subterrâneas 2020. Segundo a publicação, a qualidade das águas subterrâneas no Estado de São Paulo, durante o ano de 2020, atendeu aos padrões nacionais de potabilidade em 68,9% das amostras coletadas, conforme constatado pelo IPAS – Indicador de Potabilidade das Águas Subterrâneas. Esse valor não é muito diferente do indicador obtido no ano anterior, quando alcançou a marca de 64,1%.

O IPAS é obtido pela razão entre o número de amostras de água em conformidade com os padrões nacionais de potabilidade e o número total de amostras analisadas nos pontos pertencentes à Rede de Qualidade, operada pela Cetesb.

O monitoramento compreendeu, em 2020, mais de 250 pontos da Rede de Qualidade, na sua maioria, correspondentes a poços tubulares utilizados para o abastecimento público de água. Ainda fazem parte dessa rede, poços de extração de águas minerais, de soluções alternativas de consumo humano, além de nascentes.

Foto: Jcomp, Freepik



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024