A Retesp, fabricante nacional de artefatos de borracha, de Penápolis, SP, há 37 anos no mercado e com mais de 60 milhões de peças fornecidas para diferentes segmentos industriais no Brasil e no exterior, está se fortalecendo também na área de saneamento, com o desenvolvimento e produção de membranas para uso em difusores de ar. Em 2017, a empresa criou um departamento de meio ambiente para desenvolvimento de projetos, implantação e manutenção de sistemas de aeração para estações de tratamento de efluentes. Atualmente, está trabalhando em três grandes obras. “Apesar da crise econômica em função da pandemia, tivemos crescimento em 2020 e neste ano os negócios continuam aquecidos”, diz a consultora comercial Gabriela Mariano.

A Retesp conta com um centro próprio de tecnologia em vedações, laboratório, usinagem, prensagem e mistura, know how que possibilitou a nacionalização da membrana. O feito é inédito no mercado brasileiro e nasceu da solicitação de um cliente. Após diversos testes, a empresa conseguiu fabricar uma membrana que atendesse todos os requisitos essenciais para a eficiência da aeração, como transferência de oxigênio e perda de carga, com garantia de matéria-prima (borracha EPDM) e de fabricação das peças. Hoje, já na terceira geração de desenvolvimento, a membrana oferece taxas de transferência de oxigênio compatíveis com os padrões internacionais.

A Retesp tem capacidade para fabricar todos os modelos e dimensões, desde as mais utilizadas, de 90 x 1000 mm e 230 mm, até as de 660 x 160 mm. “Como somos fabricantes, não há limitação de diâmetro e comprimento. Temos no histórico fornecimento de membranas com 8 m de comprimento”, diz Gabriela. Os sistemas de aeração são fornecidos em três modelos principais: fixos, flutuantes ou removíveis.

Além de fabricar as membranas e difusores, os engenheiros e técnicos realizam o diagnóstico em sistemas de aeração existentes para troca de membranas de suas estações. “Avaliamos o sistema e as peças para que não seja necessário fazer uma troca total. Nosso objetivo é que o cliente tenha um sistema eficiente com o menor custo, então sempre procuramos aproveitar o que ele já tem, como tubulação e estruturas”, diz.

Entre os projetos recentes, está a ampliação de sistema flutuante em indústria frigorífica no Mato Grosso com a inclusão de quatro novos ramais com 32 manifolds em aço inox, além da limpeza e manutenção dos ramais existentes. No Estado de São Paulo, destacam-se as implantações de sistema flutuante com 76 manifolds em curtume para vazão de ar de 5400 m³/h; do sistema removível em indústria farmacêutica composto por duas grades em aço inox com 40 difusores cada; e do sistema flutuante para duas lagoas de aeração com transferência de 5220 kg O2/h através de 3128 difusores tubulares em uma estação municipal. Desde o início de 2020, foram fornecidos mais de 20 mil difusores tubulares.

Fundada em 1985, a Retesp é uma empresa 100% nacional com foco em vedações industriais. Além da fábrica em Penápolis, conta com escritório em São Paulo. Em 2006 iniciou seu setor de vendas internacionais com o objetivo de atender toda a América Latina, América do Norte e Europa. A empresa, que já conta com filial nos EUA, acaba de abrir um escritório e um galpão em Portugal.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024