Com 25 anos de mercado, o Grupo Toctao traz um case de sucesso sobre a aplicação do BIM - Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção.  A empresa, que atua em todo o país e tem em seu portfólio empreendimentos e obras de diferentes portes e segmentos, fundou a TocTec em parceria com a empresa de tecnologia Globatec, em 2019.

A TocTec é uma marca independente voltada à assessoria técnica e fornecimento de soluções de software, que trabalha com desenvolvimento de tecnologia para a área de engenharia, com foco na implantação e coordenação de projetos BIM. Seu principal produto é o TocBIM, um aplicativo que conecta as informações dos modelos BIM com as obras. 

Tudo começou em 2014, quando a Toctao começou a usar o BIM em suas obras e a partir desta experiência desenvolveu e testou o aplicativo na obra de um shopping que estava construindo naquele momento. “Desenvolvemos o software que fazia o controle físico da obra usando os modelos BIM. Diante de seus bons resultados, veio a ideia de compartilhá-lo com todo o mercado. Foi quando surgiu a TocTec”, relata o engenheiro civil Larsson Diogo Seabra Coelho Romangoli, que desenvolveu o aplicativo TocBIM.

O BIM é um processo de trabalho que acompanha a obra em todas as suas fases, o que inclui compatibilizar projetos, fazer planejamento de execução e gerir orçamentos. “Para isso é preciso reunir o máximo de informações sobre a edificação e o nosso plugin ou aplicativo faz justamente isso: de maneira rápida e fácil pega os dados do modelo [construtivo] e faz essa comunicação de quantitativo [quantidade de um serviço estabelecido em um projeto arquitetônico para cada área] e controle físico [comparativo da quantidade de serviço que foi executada até uma determinada data, com a quantidade prevista]”, detalha o engenheiro.

Para demonstrar o que na prática faz o TocBIM, o engenheiro explica que, antigamente, para fazer, por exemplo, a modelagem entre os projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico, de engenharia e outros), pegava-se cada um deles, extraía suas medidas, colocava num papel e jogava numa planilha. “Hoje, pelo aplicativo, que pode ser inserido no celular, você joga essas medidas e todas as informações nos formulários já predefinidos e esse plugin alimenta o Revit, que é software de projeto com princípios do BIM. Portanto, as informações alimentam o programa e possibilitam uma visualização em 3D da edificação e também a intervenção para possíveis correções ou adaptações”, explica.

“São vários benefícios do BIM e em várias etapas da obra. Dentro da parte de projeto um dos principais motivos de usar o BIM é que ele como processo traz um resultado melhor de projeto, mais fácil de entender. A visualização 3D ajuda muito no entendimento e análise do projeto. É uma informação que fica registrada e guardada e pode ser acessada a qualquer momento”, finaliza o engenheiro.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024