Curitiba, PR, lidera pela quinta vez consecutiva o Ranking ABES da Universalização do Saneamento como a capital brasileira com os melhores indicadores de saneamento. O ranking é organizado pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e foi divulgado no dia 15 de junho. Atendida pela Sanepar, a capital paranaense tem 100% da população urbana com água tratada e 97% com rede coletora de esgoto e serviço de tratamento. Curitiba é a única capital na categoria Rumo à Universalização.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destacou a parceria entre a Companhia e o Município de Curitiba, o que contribui para o desenvolvimento de projetos e obras na cidade. “É uma alegria termos Curitiba como a capital em primeiro lugar em saneamento. A Sanepar tem investido fortemente em água e esgoto em todo o estado, o que nos dá um grande orgulho e nos estimula a sair da zona de conforto porque queremos avançar nos municípios que ainda não têm o mesmo êxito da capital. E sabemos da importância do saneamento como saúde preventiva”, disse. O índice de atendimento com rede coletora de esgoto no Paraná é de 77%, sendo que 100% do esgoto é tratado.

Em sua quinta edição, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento analisa indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, identificando o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento. Apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população.

O ranking edição 2021 reúne 1670 municípios brasileiros que forneceram ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo, o que representa cerca de 70% da população do país. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024