Curitiba, PR, lidera pela quinta vez consecutiva o Ranking ABES da Universalização do Saneamento como a capital brasileira com os melhores indicadores de saneamento. O ranking é organizado pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e foi divulgado no dia 15 de junho. Atendida pela Sanepar, a capital paranaense tem 100% da população urbana com água tratada e 97% com rede coletora de esgoto e serviço de tratamento. Curitiba é a única capital na categoria Rumo à Universalização.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destacou a parceria entre a Companhia e o Município de Curitiba, o que contribui para o desenvolvimento de projetos e obras na cidade. “É uma alegria termos Curitiba como a capital em primeiro lugar em saneamento. A Sanepar tem investido fortemente em água e esgoto em todo o estado, o que nos dá um grande orgulho e nos estimula a sair da zona de conforto porque queremos avançar nos municípios que ainda não têm o mesmo êxito da capital. E sabemos da importância do saneamento como saúde preventiva”, disse. O índice de atendimento com rede coletora de esgoto no Paraná é de 77%, sendo que 100% do esgoto é tratado.

Em sua quinta edição, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento analisa indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, identificando o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento. Apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população.

O ranking edição 2021 reúne 1670 municípios brasileiros que forneceram ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo, o que representa cerca de 70% da população do país. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026