A Sabesp, a Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, e a Comgás inauguraram a Estação Elevatória de Água Conceição, a primeira do Brasil com bombeamento a gás natural. “Além da segurança operacional e energética, o projeto traz um ganho de 15% de eficiência quando comparado aos sistemas tradicionais. É mais energia com menos emissões. Traz competitividade para a Sabesp e para o Estado de São Paulo e nos motiva a seguir adiante ampliando essa iniciativa para outros municípios”, afirmou Antonio Simões, presidente da Comgás.

Para distribuição de água a regiões mais altas, a Sabesp utiliza uma estação elevatória de água tratada que conta com um sistema de bombeamento e precisa de energia elétrica para funcionar.

Com a nova tecnologia, o acionamento das bombas deixa de ser elétrico e passa a ser feito por um motor a gás natural. A mudança permite maior estabilidade no bombeamento, aprimorando a eficiência operacional e garantindo maior regularidade no fornecimento de água, além de diversificar a matriz energética. Em comparação, o gás natural tem apresentado regularidade de fornecimento até 80 vezes maior que a eletricidade na Região Metropolitana de São Paulo. A aplicação oferece tecnologia consolidada de baixo risco e ambientalmente amigável.

O aprimoramento de sistemas de bombeamento está previsto no contrato por contribuir com essa eficiência operacional, ao permitir maior controle da pressão de água, evitando vazamentos e permitindo que seja disponibilizada apenas a quantidade necessária de água a ser distribuída, evitando assim as perdas.

Além da inovação na elevatória que passa a funcionar a gás, foram realizadas obras de implantação de 6 km de adutoras, substituição de 25 km de tubulações, 16.500 trocas de ramais, entre outras ações, que reduziram em 25% as perdas de água da região sul de Osasco. O investimento total nesse programa de redução de perdas foi da ordem de R$ 50 milhões e irá beneficiar cerca de 9300 pessoas.



Mais Notícias HYDRO



Boom de ultrafiltração impulsiona mercado de membranas no saneamento

Marcelo Bueno, gerente da Toray, destaca avanço da tecnologia no Brasil, com projetos municipais de grande porte e aplicações que substituem ETAs convencionais.

04/11/2025


Higra anuncia crescimento de 20% em 2025

Resultado é histórico na empresa.

04/11/2025


Luxtel amplia presença no saneamento com soluções em PRFV

Empresa nacional aposta em tanques, reservatórios e biomídias em PRFV para atender à crescente demanda de ETAs e ETEs.

04/11/2025