No próximo dia 10 de junho, das 14 às 18 horas, a ABiogás - Associação Brasileira do Biogás vai promover a sétima edição do seu Seminário Técnico, que será online e gratuito. Este ano, os debates vão girar em torno dos “Atributos do Biogás”, a fim de tornar mais conhecida esta fonte de energia renovável, que, só no ano passado, registrou um crescimento de 22%. 

Segundo cálculos da ABiogás, o Brasil tem o maior potencial do mundo para a produção de biogás, no entanto, menos de 2% é aproveitado. Se todo o volume de resíduos orgânicos oriundos do saneamento e da agroindústria fosse utilizado, seria possível substituir 70% do consumo nacional de diesel e 34% da demanda por energia elétrica. Ou seja, o biogás, além de ser uma fonte limpa e renovável, também é capaz de dar uma destinação adequada aos passivos ambientais produzidos por estes setores.

No entanto, o energético ainda é pouco conhecido pela sociedade, mesmo com a expansão do uso da fonte que vem sendo registrada nos últimos anos. O objetivo do seminário é mudar este cenário, compartilhando informações principalmente a respeito das qualidades do biogás, que pode substituir o gás natural fóssil não apenas na geração elétrica, mas também como combustível em veículos, a partir de sua purificação para o biometano.

Segundo Gardemann, além dos ganhos ambientais, o biogás apresenta outra vantagem importante: a previsibilidade de preço. “Este é um diferencial em relação ao gás natural de origem fóssil, já que seu valor não é atrelado à cotação do dólar ou aos preços no mercado internacional”, avaliou.

Inscrições: abiogas.org.br/seminario-tecnico-da-abiogas/



Mais Notícias HYDRO



Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025


Torres, RS, avança rumo à universalização do saneamento com tratamento terciário em ETE

Com R$ 44 milhões em investimentos, Torres, RS, deverá ser a primeira cidade do litoral gaúcho a ter 100% de esgoto tratado.

09/12/2025