O Grupo Águas do Brasil (SAAB - Saneamento Ambiental Águas do Brasil), uma das maiores empresas no setor privado de saneamento, digitalizou a gestão de seus serviços comerciais, que inclui atividades em campo, com a solução Geocall, fornecida pela Engineering, companhia global de TI e consultoria especializada em transformação digital.

De acordo com Rodrigo Maia, superintendente de TI do Grupo Águas do Brasil, o investimento em uma solução de Field Service Management (FSM) surgiu devido à necessidade de ter maior padronização e controle da execução de serviços de campo nas concessionárias do grupo.

A solução, que foi integrada ao ERP, CRM e a sistemas legados, pode ser acessada por meio de um portal na web que permite gerenciar processos de negócios relativos às atividades realizadas pela equipe de serviços comerciais, tais como a criação e o gerenciamento de ordens de serviço e feedbacks, bem como a geração de indicadores de performance, tudo em uma única plataforma.

O Geocall também possui uma versão mobile que permite aos operadores de campo, por meio de seus dispositivos móveis, consultar, interagir e abrir ordens de serviço, garantindo assim uma gestão end to end do processo de forma totalmente digitalizada. Ao todo, cerca de 100 usuários acessam a solução neste formato, na qual são gerenciadas atividades como ligação de água e esgoto, revisão de cadastro, verificação de consumo, corte e religação, fiscalização de corte e ligações e controle da qualidade de serviços, entre outros.

Para Jor-Ell de Assis, executivo comercial de Energy & Utilities da Engineering, o Geocall dá condições ao Grupo Águas do Brasil de avançar em relação aos seus processos de transformação digital com a adoção de boas práticas que permitam alcançar um novo nível de produtividade, eficiência e gestão das atividades de campo. “A adoção de uma solução que permita a padronização da execução e monitoramento das atividades em uma única plataforma para o grupo e que integra pessoas (internas e externas) possibilitará a detecção de problemas e a rápida tomada de decisão a fim de manter altos níveis de eficácia operacional e a manutenção de seus indicadores de eficiência, reduzindo os custos e proporcionando melhores condições de trabalho para estimular o engajamento dos colaboradores”, finaliza Assis.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025