Com metodologia utilizada há mais de 10 anos pelo Grupo Veolia em diversos países, o Hubgrade chega ao Brasil como ferramenta para monitoramento, análise e otimização operacional na gestão de água, energia e resíduos para cidades e indústrias. O sistema combina inteligência artificial e competências humanas para monitorar, remotamente e em tempo real, a performance e a eficiência operacional, em alinhamento às metas ambientais e econômicas dos clientes.

A infraestrutura para atendimento ao mercado brasileiro está situada na sede da Veolia Brasil, em São Paulo. Inaugurado recentemente, o centro inteligente de monitoramento se conecta a mais de 30 salas similares localizadas nos países onde atua, o que permite à companhia ter inteligência de dados e, assim, estabelecer comparações, tendências e estudar a viabilidade de soluções aplicadas com êxito em outras partes do mundo, como um benchmarking global.

Utilizado para alcançar as metas e garantias de performance e sustentabilidade e totalmente customizável às necessidades de indústrias, prédios comerciais, hospitais ou cidades, o Hubgrade é baseado em um trabalho coordenado com o cliente. Sensores são implantados em pontos-chave da operação e os dados captados são analisados por especialistas da Veolia, que processam as informações e comunicam à equipe local para apoiar a gestão na tomada de decisões.

Em operação em clientes por todo o mundo, como Tetrapak, Daimler Benz, Coca Cola e McCain, o sistema também já está funcionando em algumas plantas no Brasil, onde tem contribuído para a otimização de estações de tratamento de efluentes, o monitoramento de operação industrial e eficiência energética em diferentes segmentos. “Essas parcerias demonstram a versatilidade do Hubgrade e o potencial para atender às diversas expectativas de performance e redução da pegada ambiental”, afirma o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.

A plataforma atende a variados modelos de negócio, podendo ser integrada aos contratos de operação e manutenção ou como um produto de gestão e otimização operacional para projetos de eficiência energética, transformação e valorização de resíduos sólidos e gestão de efluentes, por exemplo. Dentre as possibilidades de atuação, o Hubgrade ainda pode ser utilizado no monitoramento da qualidade do ar, uma solução essencial para a retomada das atividades nas empresas, escolas, comércios e demais edifícios, com o cenário atual de complexas restrições por conta da pandemia do novo coronavírus.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024