A CB-010 - Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto, do Comitê Brasileiro de Química, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, abriu consulta nacional para o Projeto de Emenda ABNT NBR 16911 - Coagulantes à base de sais férricos - Cloreto férrico, clorossulfato férrico esulfato férrico - Aplicação em saneamento básico - Especificação técnica, amostragem e métodos de ensaio.

O projeto de emenda, elaborado pela Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto (CE-010:105.007), contempla adequação na Tabela 2 – Especificação Técnica no que se refere ao parâmetro Ferro Total Solúvel em água – FECL3, Coluna Cloreto férrico.

A coordenadora da Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto do CB-010, Maria Cristina Marodin, explica que a emenda visa adequar as especificações do cloreto férrico à matéria-prima de origem nobre (hematita) encontrada no mercado, garantindo assim um produto final de melhor qualidade.

O Projeto de Emenda ABNT NBR 16911 entrou em consulta nacional no dia 5 de fevereiro e as contribuições podem ser feitas até 8 de março de 2021.

O CB-010 trabalha na normalização no campo da química formado por produtos químicos orgânicos, produtos e preparados químicos diversos, no que concerne à terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. O comitê foi criado em 1968 e desde 1994 está sob jurisprudência da Abiquim. Clique aqui para acessar o site e a Emenda.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025