A CB-010 - Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto, do Comitê Brasileiro de Química, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, abriu consulta nacional para o Projeto de Emenda ABNT NBR 16911 - Coagulantes à base de sais férricos - Cloreto férrico, clorossulfato férrico esulfato férrico - Aplicação em saneamento básico - Especificação técnica, amostragem e métodos de ensaio.

O projeto de emenda, elaborado pela Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto (CE-010:105.007), contempla adequação na Tabela 2 – Especificação Técnica no que se refere ao parâmetro Ferro Total Solúvel em água – FECL3, Coluna Cloreto férrico.

A coordenadora da Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto do CB-010, Maria Cristina Marodin, explica que a emenda visa adequar as especificações do cloreto férrico à matéria-prima de origem nobre (hematita) encontrada no mercado, garantindo assim um produto final de melhor qualidade.

O Projeto de Emenda ABNT NBR 16911 entrou em consulta nacional no dia 5 de fevereiro e as contribuições podem ser feitas até 8 de março de 2021.

O CB-010 trabalha na normalização no campo da química formado por produtos químicos orgânicos, produtos e preparados químicos diversos, no que concerne à terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. O comitê foi criado em 1968 e desde 1994 está sob jurisprudência da Abiquim. Clique aqui para acessar o site e a Emenda.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026