A CB-010 - Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto, do Comitê Brasileiro de Química, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, abriu consulta nacional para o Projeto de Emenda ABNT NBR 16911 - Coagulantes à base de sais férricos - Cloreto férrico, clorossulfato férrico esulfato férrico - Aplicação em saneamento básico - Especificação técnica, amostragem e métodos de ensaio.

O projeto de emenda, elaborado pela Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto (CE-010:105.007), contempla adequação na Tabela 2 – Especificação Técnica no que se refere ao parâmetro Ferro Total Solúvel em água – FECL3, Coluna Cloreto férrico.

A coordenadora da Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto do CB-010, Maria Cristina Marodin, explica que a emenda visa adequar as especificações do cloreto férrico à matéria-prima de origem nobre (hematita) encontrada no mercado, garantindo assim um produto final de melhor qualidade.

O Projeto de Emenda ABNT NBR 16911 entrou em consulta nacional no dia 5 de fevereiro e as contribuições podem ser feitas até 8 de março de 2021.

O CB-010 trabalha na normalização no campo da química formado por produtos químicos orgânicos, produtos e preparados químicos diversos, no que concerne à terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. O comitê foi criado em 1968 e desde 1994 está sob jurisprudência da Abiquim. Clique aqui para acessar o site e a Emenda.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024