A Portobello, especializada no segmento de revestimentos cerâmicos, de Tijucas, SC, foi campeã na categoria preservação ambiental com o case “Uso eficiente da água na sua operação” do Prêmio Empresa Cidadã 2020, organizado pela ADVB/SC - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina. A gestão consciente dos recursos hídricos teve início em 1993 e, desde então, outras ações foram implementadas no parque fabril. Além de conservar o volume captado para utilização em diversas etapas do processo produtivo, o programa atua na preservação dos locais onde é realizada a extração, além da conscientização dos colaboradores.

Segundo a analista ambiental Alesandra Santos, em 2019 a empresa captou da natureza 354 mil m³ de água potável. Já o consumo de água reusada foi de 507 mil m³, um consumo maior que o volume captado. A Portobello possui captação própria, em que aproximadamente 70% do volume é proveniente de fonte subterrânea e o restante de fonte superficial. “Em situações de emergência, devido a estiagens, acionamos a empresa municipal de saneamento”, diz.

A indústria de transformação utiliza a água em diversas etapas do processo produtivo, uma vez que seu sistema de produção é via úmida, ou seja, a água é matéria-prima para a fabricação do revestimento cerâmico, em processos como preparação de massa, esmalte e tintas, esmaltação e beneficiamento (polimento e retificação), além das limpezas de chão de fábrica, equipamentos e veículos. “As seis unidades produtivas do parque fabril utilizam água em seu processo”, diz Alesandra. A maior parte é destinada a processos industriais e o restante está relacionado com o consumo humano dos cerca de 2000 funcionários em refeitórios, banheiros, vestiários e copas.

O projeto de gestão consciente dos recursos hídricos teve início em 1993 com a construção da ETE industrial e, desde então, várias outras ações foram implementadas. A Portobello possui duas estações de tratamento de efluentes oriundos do processo produtivo. Trata-se de um circuito fechado, onde toda a água utilizada é reaproveitada. O reúso alimenta algumas etapas do processo que não necessitam de uma água de alta qualidade, como por exemplo, a preparação da massa cerâmica, polimento das peças e lavação do chão das fábricas. “A captação de água se dá em volumes bem menores, apenas para recuperar a perda pela vaporização”, afirma a analista.

Segundo ela, desde a extração da matéria-prima até a finalização de seus produtos, a Portobello atua para que o cuidado com a preservação ambiental seja observado em todas as etapas. “Essa preocupação se estende até mesmo aos fornecedores da empresa. Nas cláusulas de contrato, a proteção ao meio ambiente está entre as condições para o fechamento de parcerias”, diz.

Parte da matéria-prima utilizada na fabricação de cerâmicas da Portobello é extraída de jazidas. “Prezamos pela redução de impactos nestes locais e damos atenção especial à fase de recuperação, visando o retorno da área à sua vocação natural, que pode ser, principalmente, pela agricultura, pecuária, piscicultura ou reflorestamento”, diz. Em alguns casos, realiza-se o reflorestamento com espécies nativas para recuperação da biodiversidade. Em 2017, 4500 mudas nativas foram plantadas no Sul e Nordeste, com o objetivo de reflorestamento e recuperação da flora local.

A empresa também possui um sistema de gestão e gerenciamento de resíduos com foco na não geração, reutilização, reaproveitamento, reciclagem e, por fim, na destinação ambientalmente correta. Mais de 99% dos resíduos são reaproveitados ou reciclados. Apenas uma pequena parcela é destinada para aterro sanitário.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025