Um terreno na cidade de São Paulo contaminado por organoclorados, devido a sua antiga atividade industrial (fábrica de radiadores), foi vendido para a construção de um conjunto habitacional. Conforme legislação vigente, para que a construção ocorra, se faz necessária a remediação da área.

Para a remediação dos 80 m² contaminados no interior do terreno, foram avaliadas algumas tecnologias químicas e biológicas. Foi escolhida a solução da Superbac, desenvolvedora de soluções biotecnológicas de alta performance.

Yael Baptista, analista técnica da área de O&G da Superbac, explica que a solução desenvolvida pela empresa é composta por um consórcio de bactérias e nutrientes que aceleram mudanças geoquímicas do meio e viabilizam a biodegradação dos contaminantes. Antes de cada aplicação do biorremediador na área contaminada, foram realizados monitoramentos ambientais que consistiram em análises do solo e da água subterrânea para avaliação da eficiência do processo. Esses monitoramentos compreendem análises da concentração dos contaminantes a serem reduzidos, parâmetros físico-químicos (com impactos diretos para a atividade do consórcio de bactérias Superbac, como pH, OD e ORP) e biológicos. “Esses monitoramentos podem variar de acordo com o projeto e sua frequência é sugerida no protocolo de dosagem que enviamos para cada caso”, explica Baptista.

No caso da indústria de radiadores, a solução da Superbac foi utilizada a cada 20 dias. Para a aplicação do produto foram instalados poços de injeção, os quais ocorreram por gravidade utilizando equipamentos como mangueira, bomba e caixas d´água. O resultado foi a redução da concentração dos contaminantes, abaixo das concentrações exigidas pela legislação. “O terreno foi liberado para uso futuro. Nossas soluções são dimensionadas de acordo com cada caso, enviamos protocolos de dosagem específicos e acompanhamos as atividades de campo", completa.



Mais Notícias HYDRO



E1 Viracopos implanta ETE com membranas de ultrafiltração para reúso de água

Empreendimento comercial recebeu certificação Gold do LEED.

19/01/2021


Nova tecnologia purifica água e elimina coronavírus

Válvula elimina fungos e bactérias e reduz em até 60% a conta de água.

19/01/2021


Codevasf avança em projeto de reúso de água para produção de alimentos

Estudo analisará alternativa na produção de hortaliças, forragens e manga.

19/01/2021